Linha Editorial

O Inep possui uma linha editorail que reflete a propria trajetória do pensamento educacional no país.

Saiba mais ›

Em Destaque

O EFEITO DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ›

  • Autor: Geraldo Andrade da Silva Filho; Maria Regina Viveiros de Carvalho
  • Ano: 2017
  • Número: 43
    • Este artigo utiliza métodos quase-experimentais para estimar os efeitos da formação inicial dos professores de matemática de 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras sobre o desempenho dos alunos, por meio de um modelo de valor adicionado. Foram adotados procedimentos para contornar o problema de endogeneidade existente em relação à formação dos professores, que poderia tornar os estimadores de mínimos quadrados ordinários inconsistentes.

Políticas públicas para formação de professores ›

  • Autor: Marinalva Vieira Barbosa; Natália A. Morato Fernandes
  • Volume: 30
  • Ano: 2017
  • Número: 98
    • As ações voltadas para a formação de professores estão inseridas nas políticas educacionais – este é um conceito amplo e engloba tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer ...

Por meio de sua linha editorial o Inep divulga as informações que produz buscando contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área educacional.