Projeto Inep 80 Anos

Projeto das Comemorações dos 80 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

"Não será demasiado dizer que o transcurso da educação brasileira não teria sido exatamente o mesmo, se caso o INEP não fosse criado, firmado o seu programa e desenvolvido seus serviços." Lourenço Filho. Educador, primeiro diretor do Inep.

Inep 80 Anos é um convite para conhecer, recordar e pensar o Inep e a educação. Ao fazer este convite, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira propõe transformar as comemorações dos seus 80 anos de existência em um conjunto de iniciativas de valorização da memória e de reflexões sobre o presente e o futuro da educação brasileira.

O arco temporal do projeto Inep 80 Anos vai de 13 de janeiro de 2017, quando se celebram 80 anos de criação do Instituto, até 30 de julho de 2018, data que marca os 80 anos do início de suas atividades já com o nome de Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, o Inep, sob a liderança do educador Lourenço Filho. 

Nosso propósito central é articular (i) pesquisas históricas e registros de memória de personagens do presente e do passado aos (ii) eventos e exposições comemorativos, com ampla comunicação social e de forma integrada.

As ações do Inep 80 anos articulam produção, pesquisa e divulgação, iniciadas com a elaboração do Projeto e, oficialmente, a partir de 6 de setembro de 2016 com a publicação da Portaria Inep nº 482.

Em 13 de janeiro de 2017, tem lugar o evento de Abertura das Comemorações dos 80 Anos do Inep, abrangendo o lançamento do Carimbo Comemorativo e Selo Postal dos Correios, Mostra alusiva ao contexto educacional de criação do Inep, ato de instituição da Bandeira do Inep e hasteamento ao lado da Bandeira Nacional e do Distrito Federal, apresentação da Orquestra de Câmara da Academia Brasiliana, dentre outras atividades.

Outros marcos temporais, 20 anos de autarquia (14 de março de 2017) e 65 anos da posse de Anísio Teixeira (4 de julho de 2017), servem como balizamento para outros eventos e exposições.

As comemorações dos 80 Anos do Inep abrem a todos os brasileiros a oportunidade de transformar efemérides em memórias e inovações, seja pelo reconhecimento social do papel de um dos mais longevos órgãos do Estado brasileiro, seja pelo incentivo à missão de todos nós, que é trabalhar pela educação das crianças, jovens e adultos de nosso país, com qualidade e equidade.

Página atualizada em: 06 fevereiro 2017