Preenchimento

O CenSup é composto pelos módulos IES, Curso, Docente e Aluno, específicos para o preenchimento dos dados do Censo. Conta ainda com os módulos Fechamento, Migração, Segurança e Relatórios para as demais funcionalidades do sistema.

Cada IES deve possuir um responsável pelo preenchimento do Censo, indicado pelo dirigente legal por meio de ofício. O responsável pelo preenchimento é o Pesquisador Institucional (PI). O PI, usuário principal do sistema, poderá cadastrar usuários auxiliares para ajudá-lo no preenchimento dos dados e definir as ações para as quais cada um deles estará habilitado.

Como é feito

O preenchimento dos dados é feito diretamente na Internet, por meio do sistema CenSup. Os responsáveis pelo preenchimento devem acessar o sistema utilizando seu CPF e senha cadastrada.

Manuais

Os manuais são instrumentos utilizados para auxiliar o preenchimento dos dados do Censo. Eles possuem uma linguagem simples, respostas a questionamentos frequentes, descrição passo-a-passo das telas do sistema e informações sobre os conceitos e regras usados no Censo.

2016

2015

2014

Questionários

Os questionários do Censo apresentam todas as informações que serão coletadas e disponibilizadas para os usuários no sistema CenSup.

Censo 2016

Censo 2015

Censo 2014

Glossários

O Glossário do Censo da Educação Superior é dividido em 4 módulos: IES, aluno, curso e docente.

2015

2014

Migração

As redes de ensino superior que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do lnep.

Aqui você encontra as orientações necessárias para realizar a migração de dados para o sistema CenSup. Abaixo, você pode fazer o download dos arquivos com as instruções de 2016.

Quando é feito

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente. Abaixo, segue o calendário de preenchimento.

Universidades Federais:

Data Inicial: 01/02/2017

Data Final: 07/04/2017

Demais IES:

Data Inicial: 01/02/2017

Data Final: 20/04/2017

Página atualizada em: 24 janeiro 2017