Perguntas Frequentes

Selecione uma categoria abaixo:

1. Exame

O que é, Quem pode participar

1.1. O que é o Enem ?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).

1.2. Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, pessoas com menos de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2017, os chamados treineiros, podem usar o resultado somente para uma autoavaliação de conhecimentos.

2. Inscrições

Período, Valor da taxa, Forma de Pagamento, Isenções, Confirmação da Inscrição

2.1. Quando serão as inscrições para o Enem 2017?

As inscrições do Enem 2017 podem ser feitas a partir das 10h do dia 08/05/2017 até as 23h59min do dia 19/05/2017, horário oficial de Brasília (DF). As inscrições são realizadas exclusivamente pela Internet, pela Página do Participante.

2.2. Qual o valor da taxa de inscrição?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 é de R$ 82. 

2.3. Como deverá ser realizado o pagamento da taxa de inscrição?

O pagamento deverá ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Não será confirmada a inscrição cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do sistema de inscrição.

A GRU pode ser reimpressa durante todo o período de inscrições e deverá ser paga até o dia 24/05/2017, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de não ser confirmada a inscrição.

2.4. Quem está isento do pagamento da taxa?

  • Estudantes Concluintes do Ensino Médio em 2017 de Escola Pública. Será concedida isenção da taxa de inscrição automaticamente.
  • Participantes inscritos no CadÚnico, que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007.
  • Participantes que se enquadram nos termos da Lei nº 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos.

Nos dois últimos casos, a carência deverá ser solicitada no sistema de inscrição mediante declaração de carência socioeconômica. Em caso de indeferimento, o participante deverá gerar a GRU Cobrança na Página do Participante e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

2.5. Como é a confirmação da inscrição?

A inscrição no Enem 2017 será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil. O pagamento somente é considerado válido se for realizado no valor exato (R$ 82), no prazo estabelecido (até 24/05/17) e a partir de GRU gerada na Página do Participante.

Para os participantes isentos, a inscrição somente será confirmada se a Declaração de Carência Socioeconômica for aprovada.

Atenção!
O Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado na Página do Participante. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

2.6. O participante com isenção no Enem 2017 que não comparecer nos dias de prova poderá solicitar nova isenção no Enem 2018 ?

O participante isento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não comparecer nos dois dias de prova e desejar solicitar nova isenção no Enem 2018 deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição por meio da inserção de atestado médico ou documento oficial judicial ou ainda boletim de ocorrências que comprove e justifique a sua ausência no exame. 

2.7. O participante receberá cartão de confirmação de inscrição?

O cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado exclusivamente na Página do Participante para consulta e impressão. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas; a opção de Língua Estrangeira e/ou a indicação dos atendimentos especializado e/ou específico escolhidos (se for o caso).

3. Atendimento

Atendimento Especializado, Atendimento Específico, Nome Social

3.1. Haverá atendimento especializado e/ou específico aos participantes com deficiências ou com outras condições específicas?

Sim. Desde que o participante informe, no ato da inscrição, sua deficiência e/ou condição específica, além dos recursos necessários para a realização da prova. Esse participante deverá ter documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

3.2. Estudantes em classes hospitalares poderão fazer o Enem 2017?

Sim. Para isso, é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deve ter os documentos comprobatórios que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

3.3. Como solicitar o uso do nome social?

Após realizar a inscrição, o participante travesti ou transexual que desejar atendimento pelo nome social nos dias e locais de realização do exame poderá solicitá-lo na Página do Participante, das 10h do dia 29/05/2017 às 23h59min do dia 04/06/2017 para análise e deferimento. É preciso encaminhar foto recente, cópia digitalizada de um documento de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.

3.4. Para quais participantes será fornecido o atendimento especializado?

Para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

3.5. Para quais participantes será fornecido o atendimento específico?

Para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

3.6. Quais os recursos de acessibilidade e auxílios serão fornecidos aos participantes com atendimento especializado e/ou específico?

Serão disponibilizados aos participantes que declarem necessitar de atendimento especializado e/ou específico, desde que os solicite no ato de inscrição: prova em braille, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

4. Senhas

Uso da senha, Recuperação da senha

4.1. O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?

Sim. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. É muito importante que o número de inscrição e a senha sejam memorizados e mantidos sob guarda do participante, pois são indispensáveis não só para acompanhar o processo de inscrição e verificar os resultados individuais do Enem, como também para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior (SiSU), programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil (Prouni e FIES), entre outros do Ministério da Educação.

4.2. Em caso de perda, como é feita a recuperação de senha?

A recuperação da senha é feita na Página do Participante e é encaminhada ao e-mail ou celular, via SMS, informados pelo participante no ato da inscrição.

5. Aplicação da Prova

Datas das provas, Horários das provas, Duração das provas, Áreas de Conhecimento e Componentes Curriculares, Locais de Prova, Tipo de Caneta Aceita, Vestuário Sugerido, Comprovante de Comparecimento, Conferência de Dados, Regras para sair do Local de Prova, Motivos para Eliminação

5.1. Quando será a aplicação das provas do Enem 2017?

A aplicação das provas será nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. 

5.2. Quais são os horários da aplicação das provas?

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do Participante após o fechamento dos portões.
A partir das 13h os Participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30min, em todas as unidades da Federação, sob pena de eliminação do Exame.

Lembre-se!
12h - Abertura dos portões
13h - Fechamento dos portões
13h30 -  Início das provas

*Horário oficial de Brasília (DF)

5.3. Como obter comprovante de comparecimento nos dias de prova?

O Inep disponibilizará para impressão, na Página do Participante,  a Declaração de Comparecimento, mediante informação de CPF e senha. O participante que tiver interesse deverá apresentar a declaração impressa, em cada dia de aplicação, ao Coordenador de Local, para preenchimento e confirmação de sua presença no Exame.

Atenção!
O comprovante não será mais disponibilizado no local de prova como nas edições anteriores.

5.4. Quantas serão as provas do Enem 2017?

Serão quatro provas objetivas e uma Redação. As provas objetivas conterão, cada uma, 45 questões de múltipla escolha. 

5.5. Quais são as áreas de conhecimento e componentes curriculares avaliados no Enem?

Áreas de Conhecimento

Componentes Curriculares

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

 

5.6. Quando será cada prova e qual sua duração?

Dia de Aplicação

Provas

Duração

05/11/2017

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

5h e 30min de duração

Ciências Humanas e suas Tecnologias

12/11/2017

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

4h e 30min de duração

Matemática e suas Tecnologias

5.7. Onde serão aplicadas as provas?

As provas serão aplicadas em todas as Unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante e no  aplicativo Enem 2017. O participante escolhe, no ato de inscrição, o município onde deseja realizar sua prova.

5.8. No caso de o participante se mudar de município após ter realizado a inscrição, onde deverá realizar a prova?

Mudanças do local indicado para a realização das provas são possíveis somente no período de inscrições, logo não é possível fazer alteração. O participante realizará a prova no município informado no ato de inscrição.

5.9. Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?

Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

5.10. Quando o participante poderá deixar o local do exame?

Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

5.11. Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?

Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

5.12. No momento da prova, o participante precisa conferir o nome e número de inscrição?

Sim. É responsabilidade do participante ler e conferir os dados registrados nos Cartões-Resposta, na folha de Redação, na Lista de Presença e nos demais documentos do Exame. O participante também deve transcrever a frase apresentada na capa do Caderno de Questões. Se seus dados não estiverem corretos, deve notificar o chefe de sala.

5.13. Como o participante deve se vestir no dia da prova?

O participante deve usar uma roupa confortável. Bermuda e chinelos são permitidos.

5.14. O que pode provocar a eliminação do participante?

- Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet;
- Agir com incorreção ou descortesia com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas;
- Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame;
- Comunicar-se, durante as provas, com qualquer pessoa, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;
- Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ao ingressar na sala de provas ou durante a realização do exame;
- Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei;
- Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.

6. Documentos

Documentos Aceitos, Como proceder em caso de documento roubado ou perdido

6.1. É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto no dia da prova?

Sim. É obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.

6.2. Quais documentos de identificação são considerados válidos para realizar o Exame?

- Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com o a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista; Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

6.3. É permitido apresentar fotocópia (xerox) do documento de identificação?

Não serão aceitas cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas. Somente os documentos de identificação originais, com foto, são aceitos para realização das provas do Enem.

6.4. Como proceder se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar a completa identificação?

Nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

6.5. Como proceder se o documento de identificação tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?

Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação do Exame e seja feita a identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

7. Objetos não permitidos

Objetos proibidos, Como guardar os objetos

7.1. Quais objetos são proibidos na realização das provas?

O participante não poderá portar ao ingressar em sala de provas com:

- lápis,
- caneta de material não transparente,
- lapiseira,
- borrachas,
- livros,
- manuais,
- impressos,
- anotações,
- dispositivos eletrônicos (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie),
- chaves,
- fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens,
- óculos escuros,
- artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

7.2. Qual será o procedimento adotado para guarda de aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?

Antes de entrar na sala, o participante deverá desligar qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo o celular. Nesse momento, será fornecido um envelope porta-objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O envelope porta-objetos lacrado deverá ficar embaixo da cadeira até a saída definitiva do local de provas, sob pena de eliminação.

7.3. O participante poderá portar arma?

O participante não poderá portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei 10.826/2003. 

8. Correção das Provas

Correção do Cartão Resposta, Correção da Redação, Condições para provas não serem corrigidas, Correção das provas escritas de participantes surdos ou com deficiência auditiva

8.1. Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?

- Quando deixar de transcrever a frase constante da capa do Caderno de Questões.
- Não transcrever a redação para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente ou realizar emendas/rasuras nesses formulários.

8.2. Os Cadernos de Questões serão considerados para efeito de correção das provas?

Não. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.

8.3. Nas questões objetivas, como é feita correção do Cartão-Resposta?

O processamento do cartão-resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. O mesmo vale para a Folha de Redação.

8.4. Como é corrigida a redação?

A redação é corrigida por dois corretores de forma independente.

Cada corretor atribui uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Considera-se que existe discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 (cem) pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

a.Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.
b.Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor.
c.Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas.
d.Na ocorrência do previsto no item ”c” e sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.
e.Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

8.5. Há mecanismos diferenciados para a avaliação das provas escritas dos participantes surdos ou com deficiência auditiva?

Sim. Na correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua.

9. Divulgação dos Resultados

Gabaritos, Cadernos de Questões, Resultados Individuais

9.1. Quando os gabaritos serão divulgados?

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na Página da Participante e no aplicativo Enem 2017 até  até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

9.2. Quando serão divulgados os resultados das provas individuais?

O participante poderá acessar os seus resultados individuais do Enem 2017 em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número do CPF e senha, na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2017.

O participante treineiro (que utiliza o resultados do Enem para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos) terá o seu resultado individual divulgado 60 (sessenta) dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

10. Utilização dos Resultados

Finalidades do Enem, Acesso à Educação Superior, Fim da Certificação do Ensino Médio

10.1. Qual a finalidade do Enem?

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para:

- permitir a auto-avaliação do participante, bem como, a continuidade de sua formação e inserção no mercado de trabalho;
- criar uma referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
- acessar a educação superior, como mecanismo único, alternativo ou complementar;
- acessar programas governamentais de financiamento ou o apoio ao estudante da educação superior;
- ingressar em diferentes setores do mundo do trabalho;
- desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

10.2. O Enem tem como objetivo o acesso à Educação Superior?

Essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

10.3. O Enem 2017 poderá ser usado para certificação no Ensino Médio?

Não. A partir de 2017, o Enem deixa de certificar a conclusão do Ensino Médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

10.4. O Inep fornece atestados e certidões?

Não. O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos participantes.

Página atualizada em: 20 outubro 2015