Mercosul Educacional

O Setor Educacional do Mercosul (SEM) é o resultado da assinatura de protocolo de intenções por parte dos Ministros da Educação dos respectivos países membros do bloco. Sua criação reconheceu a importância da educação "como estratégia para o desenvolvimento da integração econômica e cultural do Mercosul e o peso da informação para se alcançarem esses objetivos".

O SEM é organizado pelo Comitê Coordenador Regional (CCR) dos países associados e membros do Mercosul com suas respectivas instâncias: as Comissões Regionais de Área (CRA) relacionadas à Educação Básica, Educação Superior e Educação Tecnológica.

Também fazem parte do SEM diferentes Grupos de Trabalho (GT), que analisam as questões relacionadas a indicadores estatísticos e à harmonização de termos educacionais – além do Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação (CGSIC), que interage nos diversos níveis. Estas são as instâncias das quais o Inep participa.

Grupo de Trabalho Indicadores

Um dos grupos do Mercosul Educacional dos quais o Inep participa é o Grupo de Trabalho de Indicadores (GT Indicadores), o qual tem como papel principal produzir novos indicadores educacionais comparáveis regionalmente. Além disso, o grupo também é responsável pela Vitrine Estatística, na qual constam informações, tais como descrições sobre os sistemas educativos dos países membros e associados, seleção de indicadores demográficos, econômicos e educativos globais e um conjunto de indicadores educativos específicos.

Como novidade, o GT Indicadores tem calculado o IRDE (Índice Regional de Desenvolvimento da Educação), que considera condições regionais durante a avaliação da qualidade educacional específico para os países da América Latina. A criação do IRDE foi baseado nas diretrizes do IDEB, graças ao trabalho da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep (DEED).

Grupo de Trabalho Terminologia

Outro grupo técnico sob responsabilidade do Inep é o Grupo de Trabalho de Terminologia (GT Terminologia), que se concentra na harmonização e normatização de termos ligados à educação. Atualmente, o grupo tem trabalhado para alimentar o Banco Terminológico do Mercosul, considerado a primeira base terminológica regional. Sob incumbência da equipe do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), o GT Terminologia é hoje um dos pilares técnicos do Mercosul Educacional, constantemente demandado como assessor técnico das demais instâncias.

Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação

O Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação (CGSIC) serve como instância de gestão informacional e de conhecimento do Setor Educacional do Mercosul. Seu principal objetivo é sensibilizar a comunidade do Mercosul para a importância da educação no processo de integração regional.

Por meio do seu portal Mercosul Educacional , o CGSIC busca informar a comunidade educacional da região sobre as diversas ações executadas nos países membros. Como instância de assessoramento do CCR e das demais instâncias do Mercosul Educacional, o CGSIC desenvolve canais de comunicação e de troca de informações entre os representantes do grupo. Dessa maneira, seu portal se torna uma ferramenta à disposição da comunidade para desenvolver projetos educacionais interativos, principalmente a distância.

Rede Interna de Especialistas

Instituída em junho de 2015, a Rede Interna de Especialistas do Inep é composta por mestres e doutores da área da Educação e áreas afins. A Rede tem como finalidade elaborar, revisar e validar as definições de termos da área educacional para o Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e para o Banco de Dados Terminológicos (BDT) do Setor Educacional do Mercosul. O CIBEC é o responsável pelo desenvolvimento do BRASED e do BDT e, desde 2012, empreende esforços para a atualização dessas linguagens de referência no País.

Saiba quem faz parte da Rede de Especialistas

Página atualizada em: 20 outubro 2015