Conteúdo com Publicação Acervo Em Aberto .
Acervo Em Aberto
Todas as Publicações
Procuramos, com este número da revista Em Aberto, apresentar aos leitores um grupo de artigos que, ao mesmo tempo em que tratassem de aspectos importantes sobre o aprimoramento da avaliação educacional em larga escala no Brasil, trouxessem as visões dos principais atores que participaram do seu desenvolvimento.
Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, os artigos deste número têm em comum o intuito de problematizar certas visões essencialistas relativas à diferença que, em muitos casos, são assumidas de maneira naturalizada no discurso pedagógico. Os autores focalizam a diferença indígena, as diferenças étnico-raciais, as diferenças corporais, as identidades sexuais e de gênero, a diferença surda, ou ocupam-se, ainda, de produções culturais como a literatura infantil.
O Em Aberto 93 apresenta uma visão panorâmica a respeito do Fundeb com o objetivo de contribuir para a avaliação dessa política a partir de várias perspectivas. Especialistas inseridos em diferentes ...
Nos últimos anos, em todo o mundo e em todas as áreas do conhecimento, a partir da presença marcante das tecnologias de informação e comunicação, surgiram diversos movimentos em torno dos ...
O número 92 do Em Aberto apresenta o debate de pesquisadores que, em seus múltiplos olhares, apontam para reflexões acerca da violência, da qualidade de vida no trabalho, da juventude rural, ...