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Séries
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Os canais de participação abrem espaço para uma problematização relevante da relação Estado/Sociedade. A participação na gestão educacional do município de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992) faz parte ...
Por meio do depoimento de docentes do 2º grau noturno recupera a memória do Projeto Noturno, dando ênfase às representações sociais dos professores sobre vários temas (avaliação escolar, atividades extra-classe, relação escola-comunidade, etc.) e concluindo ter sido esse projeto uma experiência muito produtiva que deveria ser reavaliada e atualizada para possível reintrodução na rede. 2ª edição
Dirigentes, professores e estudantes dos diversos cursos de educação supletiva responderam ao questionário elaborado para levantar informações sobre as características gerais das escolas e sua organização (planejamento, supervisão e avaliação); as características individuais dos alunos (situação de trabalho, relação trabalho/curso de rendimento escolar); e as características do professor (dados de identificação, situação funcional, formação e experiência de trabalho). 2ª edição
Os pressupostos subjacentes à proposta do discurso oficial e as condições concretas que apresentam os municípios parecem pouco conjugar-se para a implantação e implementação do processo de municipalização do ensino. A incongruência entre intenções possíveis, implicações e infra-estrutura dos municípios brasileiros, em geral, não permitem que à municipalidade seja entregue a responsabilidade maior para o ensino de 1º grau. 2ª edição
Na escola, acontecem atividades fora de sala de aula necessárias à transmissão do saber. O processo pedagógico não é a soma de atividades produzindo o seu todo, mas são essas atividades que, articuladas, constituem a totalidade do fazer pedagógico. 2ª edição