Instrumentos de avaliação

O Saeb é composto por testes cognitivos e questionários contextuais. Em conjunto, eles fornecem subsídios para  a avaliação da qualidade da educação básica.

Testes Cognitivos

Os testes cognitivos de Matemática e de Língua Portuguesa do Saeb (Aneb/Anresc) são aplicados aos estudantes de todas as séries avaliadas. As questões são de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta, sendo apenas uma correta. Durante o preenchimento do formulário de respostas, o aluno deve assinalar um "X" na alternativa desejada.

Confira, abaixo, exemplos de provas e questões comentadas.

*Ainda não existem exemplos de provas da ANA.

Questionários Contextuais

Saeb (Aneb/Anresc)

As avaliações do Saeb (Aneb/Anresc) são acompanhadas de questionários contextuais. Eles são aplicados aos alunos, professores e diretores. Também há um questionário que deve ser preenchido pelos aplicadores, com informações sobre a escola.

Os questionários dos alunos são instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e do capital social e cultural.

Os questionários dos  professores de Língua Portuguesa e de Matemática, e dos diretores das escolas, possibilitam conhecer a formação, as práticas pedagógicas, o nível socioeconômico e cultural, os estilos de liderança e as formas de gestão do profissional. Professores e diretores recebem os questionários antes da realização do teste e eles são recolhidos ao final.

Os questionários da escola, preenchidos pelos aplicadores, abordam questões sobre as condições de infraestrutura, segurança e recursos pedagógicos disponíveis.

O levantamento desses dados é fundamental. Informações relevantes possibilitam a construção de políticas públicas educacionais para melhoria da qualidade do ensino ofertado.

Confira, abaixo, exemplos de questionários aplicados em 2017

Saeb (ANA)

Para a coleta de informações a respeito das condições de oferta, são aplicados questionários voltados aos professores e gestores das Instituições de Ensino que atendem ao Ciclo de Alfabetização. O foco desses questionários é aferir informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores; gestão da unidade escolar e organização do trabalho pedagógico, entre outras.

Página atualizada em: 20 outubro 2015