Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico do Inep reúne documentos da educação brasileira de 1937, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi criado, até 1997, quando se tornou uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. O acervo preserva a memória do Instituto, da pesquisa e da produção de conhecimento sobre a história da educação brasileira.

O Arquivo Histórico é responsável pela guarda permanente, ordenação física, conservação, preservação e divulgação do seu acervo documental, organizado em 53 séries documentais. As séries são compostas por documentos textuais, iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. As séries estão dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico.

Serviço de Acesso à Documentação Histórica (SEADH)

A missão do Inep de produzir evidências educacionais se reflete no Arquivo Histórico, que abriga um complexo conteúdo documental e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. O Serviço de Acesso à Documentação Histórica (SEADH) tem como missão a disponibilização de informação de seu fundo documental ao público em geral. O SEADH oferece duas formas de acesso aos documentos do Arquivo Histórico:

Plataforma AToM

O Arquivo Histórico está em processo de disponibilização dos documentos na Plataforma AToM (Acess to Memory). Estão na plataforma documentos de algumas séries documentais que refletem a maneira de como o acervo se encontra no espaço físico do Cibec.

Arquivo Físico

Enquanto os documentos são inseridos na Plataforma no AToM, os usuários podem solicitar acesso ao acervo por meio dos canais de atendimento do Arquivo Histórico. É necessário informar: tema de interesse, assunto específico, período, local (cidade ou estado dos dados a serem coletados). Com as informações, o SEADH disponibilizará uma lista com a descrição de documentos disponíveis. Para conclusão da solicitação e para que os documentos selecionados sejam disponibilizados ao solicitante, de forma digitalizada, é preciso preencher o Formulário de Acesso à Documentação Histórica.

O Arquivo Histórico funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Página atualizada em: 21 novembro 2018