Ações Internacionais

O Inep desenvolve diversas ações internacionais em seu âmbito de exercício. Elas incluem a participação em projetos de avaliação da educação básica e superior, além da produção de indicadores educacionais comparáveis internacionalmente.

Participar de projetos desenvolvidos por organismos internacionais revela-se de grande importância para o Inep, uma vez que as atividades conjuntas para troca de experiências entre os especialistas em educação dos países envolvidos possibilitam o aprimoramento e o fortalecimento dos sistemas de informação e avaliação.

O Inep possui uma Assessoria de Relações Internacionais que acompanha os trabalhos de suas Diretorias nesses projetos. Além disso, articula-se com organismos nacionais e internacionais para promover a cooperação institucional e técnica.

Overview of the Brazilian Education System/Panorama do Sistema Educacional Brasileiro (livreto em inglês – versão out/2016)

O e-mail de contato disponível para a Assessoria de Relações Internacionais do Inep é ai-inep@inep.gov.br.

OCDE – Nota para o Brasil

Os governos prestam cada vez mais atenção às comparações internacionais, uma vez que procuram políticas públicas efetivas e capazes de melhorar os indicadores econômicos e sociais, promover eficiência no ensino e ajudar a mobilizar recursos para demandas crescentes. Em resposta a essa necessidade, a Diretoria de Educação da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico se esforça para desenvolver e analisar quantitativamente indicadores internacionais comparáveis.

É disponível, também, o documentário realizado pela OCDE sobre a educação no Brasil:

Página atualizada em: 20 outubro 2015