Voltar

Literatura para crianças e jovens - temas contemporâneos

Literatura para crianças e jovens - temas contemporâneos (Versão 1.1)

Miniatura Uploads feitos por Daniel Fonseca e Caixeta, 02/10/19 09:25
Na Europa do século 19, a criança era considerada um ser frágil e, nas obras literárias produzidas para ela, prevaleciam intenções morais, didáticas e pedagógicas. No século 20, a criança passa a ser vista como um sujeito ativo e curioso, cuja criatividade e autonomia devem ser estimuladas. Por um lado, essa perspectiva permitiu que o público infantojuvenil ampliasse a fruição estética; por outro, diferentes visões sobre infâncias e juventudes na atualidade geram controvérsias sobre o que deve ser apresentado literariamente a crianças e jovens, tanto no contexto escolar quanto fora dele. Tendo em vista esse cenário, o número 105 da revista Em Aberto, intitulado Literatura para crianças e jovens: temas contemporâneos, propõe análises baseadas em perspectivas teóricas relevantes para o contexto da produção, da crítica e da recepção dessa literatura. Organizado por Edgar Roberto Kirchof e Renata Junqueira de Souza, contém dez artigos que abordam a relação da literatura com a primeira infância, os temas difíceis (guerra, morte, bullying), a mediação da leitura, a poesia infantil, os contos tradicionais, os livros de imagens, o livro como objeto cultural e a educação literária. Para completar essas abordagens, a entrevista com Vera Teixeira de Aguiar faz pensar sobre vários aspectos do cotidiano que precisam estar presentes na literatura, pois esta representa simbolicamente o mundo. Na seção Resenhas, o leitor encontra a análise de dois livros: Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman; e A literatura infantil e juvenil em língua espanhola: história, teoria, ensino, de Rosane Maria Cardoso. A última seção traz uma bibliografia comentada sobre literatura infantojuvenil.
Publicação: Revistas Revistas » Acervo Em Aberto Publicações em destaque
1 de 228

Versão 1.1

Última atualização por Daniel Fonseca e Caixeta
07/01/20 12:42
Estado: Aprovado
Na Europa do século 19, a criança era considerada um ser frágil e, nas obras literárias produzidas para ela, prevaleciam intenções morais, didáticas e pedagógicas. No século 20, a criança passa a ser vista como um sujeito ativo e curioso, cuja criatividade e autonomia devem ser estimuladas. Por um lado, essa perspectiva permitiu que o público infantojuvenil ampliasse a fruição estética; por outro, diferentes visões sobre infâncias e juventudes na atualidade geram controvérsias sobre o que deve ser apresentado literariamente a crianças e jovens, tanto no contexto escolar quanto fora dele. Tendo em vista esse cenário, o número 105 da revista Em Aberto, intitulado Literatura para crianças e jovens: temas contemporâneos, propõe análises baseadas em perspectivas teóricas relevantes para o contexto da produção, da crítica e da recepção dessa literatura. Organizado por Edgar Roberto Kirchof e Renata Junqueira de Souza, contém dez artigos que abordam a relação da literatura com a primeira infância, os temas difíceis (guerra, morte, bullying), a mediação da leitura, a poesia infantil, os contos tradicionais, os livros de imagens, o livro como objeto cultural e a educação literária. Para completar essas abordagens, a entrevista com Vera Teixeira de Aguiar faz pensar sobre vários aspectos do cotidiano que precisam estar presentes na literatura, pois esta representa simbolicamente o mundo. Na seção Resenhas, o leitor encontra a análise de dois livros: Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman; e A literatura infantil e juvenil em língua espanhola: história, teoria, ensino, de Rosane Maria Cardoso. A última seção traz uma bibliografia comentada sobre literatura infantojuvenil.
Baixar (4,5MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.1 7 Meses atrás 4,5MB
1.0 10 Meses atrás 4,5MB

Publicações mais Recentes

ATOS NORMATIVOS DO INEP ›

Em cumprimento ao art. 12 do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.

Base Nacional Comum Curricular, qualidade da educação e autonomia docente ›

Caros leitores, Contribuindo para a proliferação de vozes sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o número 107 da revista Em Aberto reúne um conjunto de autoras e autores que falam ...

Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil ›

O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil) ...