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O desafio da universalização do ensino médio

O desafio da universalização do ensino médio (Versão 1.3)

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Três cenários são projetados visando à universalização do ensino médio no período 2005-2017, mas os problemas apresentam didícil solução no curto prazo e estão diretamente relacionados à qualidade da educação básica. Quaisquer que sejam as considerações sobre a qualidade da educação, seis dimensões são imprescindíveis: 1) situação socioeconômica e cultural dos envolvidos; 2) o papel do Estado quanto às políticas, programas e legislação; 3) as condições de oferta do ensino; 4) a gestão e a organização do trabalho escolar; 5) o papel do professor: profissionalização, valorização e ação pedagógica; 6) as condições de acesso e permanência do aluno na escola. Ao Inep cabe a tarefa estratégica de oferecer estatísticas relevantes e confiáveis sobre o desempenho dos sistemas de ensino.
Publicação: Séries Séries » Textos para Discussão
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Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
20/05/16 15:17
Estado: Aprovado
Três cenários são projetados visando à universalização do ensino médio no período 2005-2017, mas os problemas apresentam didícil solução no curto prazo e estão diretamente relacionados à qualidade da educação básica. Quaisquer que sejam as considerações sobre a qualidade da educação, seis dimensões são imprescindíveis: 1) situação socioeconômica e cultural dos envolvidos; 2) o papel do Estado quanto às políticas, programas e legislação; 3) as condições de oferta do ensino; 4) a gestão e a organização do trabalho escolar; 5) o papel do professor: profissionalização, valorização e ação pedagógica; 6) as condições de acesso e permanência do aluno na escola. Ao Inep cabe a tarefa estratégica de oferecer estatísticas relevantes e confiáveis sobre o desempenho dos sistemas de ensino.
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