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Educação infantil a creche, um bom começo

Educação infantil a creche, um bom começo (Versão 1.3)

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A educação infantil merece mais atenção no conjunto do sistema educacional. A importância dos seis primeiros anos de vida para o desenvolvimento e a aprendizagem ainda é desconhecida por grande parte dos profissionais da educação e subestimada por muitos que formulam políticas educacionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, considera o período do nascimento ao ingresso no ensino fundamental como a primeira etapa da educação básica. A identidade da educação infantil ganha mais força à medida que se integraliza o atendimento de 0 a 6 anos e, por conseguinte, é oportuno, e até necessário, incidir o foco de análise sobre os três primeiros anos de vida, cuja importância é destacada pela neurobiologia, psicologia e psicanálise, e sobre a formação dos profissionais da educação em creche. Na seção ¿Enfoque¿, abordam-se as principais dimensões do tema. A seção ¿Pontos de Vista¿ contém textos com diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema. A seção ¿Espaço Aberto¿ abriga textos informativos ou descritivos, de caráter menos formal, como entrevistas, propostas, experiências, traduções. A seção ¿Resenhas¿ destaca livros e artigos de periódicos. A seção ¿Bibliografia¿ traz um levantamento bibliográfico exaustivo, nacional e internacional, sobre o tema em referência.
Publicação: Revistas Revistas » Acervo Em Aberto
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Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
23/05/16 15:50
Estado: Aprovado
A educação infantil merece mais atenção no conjunto do sistema educacional. A importância dos seis primeiros anos de vida para o desenvolvimento e a aprendizagem ainda é desconhecida por grande parte dos profissionais da educação e subestimada por muitos que formulam políticas educacionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, considera o período do nascimento ao ingresso no ensino fundamental como a primeira etapa da educação básica. A identidade da educação infantil ganha mais força à medida que se integraliza o atendimento de 0 a 6 anos e, por conseguinte, é oportuno, e até necessário, incidir o foco de análise sobre os três primeiros anos de vida, cuja importância é destacada pela neurobiologia, psicologia e psicanálise, e sobre a formação dos profissionais da educação em creche. Na seção ¿Enfoque¿, abordam-se as principais dimensões do tema. A seção ¿Pontos de Vista¿ contém textos com diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema. A seção ¿Espaço Aberto¿ abriga textos informativos ou descritivos, de caráter menos formal, como entrevistas, propostas, experiências, traduções. A seção ¿Resenhas¿ destaca livros e artigos de periódicos. A seção ¿Bibliografia¿ traz um levantamento bibliográfico exaustivo, nacional e internacional, sobre o tema em referência.
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