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Programas de correção de fluxo escolar

Programas de correção de fluxo escolar (Versão 1.3)

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O debate sobre a implantação de programas para correção do fluxo escolar no ensino fundamental público não pode prescindir do reexame do processo de exclusão social que atinge os alunos que, por ingresso tardio ou, muito freqüentemente, devido a sucessivas repetências ou, ainda, ao abandono temporário da escola, se distanciaram de seu grupo etário na série que estão freqüentando. Quanto ao fracasso escolar, deve-se considerar que tem raízes tanto na desigualdade social quanto em mecanismos internos à escola. E, se a necessidade de ¿correção¿ deriva da avaliação do sistema, tampouco o debate pode prescindir do exame da forma com é avaliado o fluxo escolar, especialmente o ¿nó¿ da 5ª série. Por sua vez, os fatores intraescolares apontam, para o imperativo de repensar a organização pedagógico-curricular da escola e a formação dos professores que atuam no ensino fundamental. Na seção ¿Enfoque¿, abordam-se as principais dimensões do tema. A seção ¿Pontos de Vista¿ contém textos com diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema. A seção ¿Espaço Aberto¿ abriga textos informativos ou descritivos, de caráter menos formal, como entrevistas, propostas, experiências, traduções. A seção ¿Resenhas¿ destaca livros e artigos de periódicos. A seção ¿Bibliografia¿ traz um levantamento bibliográfico exaustivo, nacional e internacional, sobre o tema em referência.
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Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
23/05/16 17:40
Estado: Aprovado
O debate sobre a implantação de programas para correção do fluxo escolar no ensino fundamental público não pode prescindir do reexame do processo de exclusão social que atinge os alunos que, por ingresso tardio ou, muito freqüentemente, devido a sucessivas repetências ou, ainda, ao abandono temporário da escola, se distanciaram de seu grupo etário na série que estão freqüentando. Quanto ao fracasso escolar, deve-se considerar que tem raízes tanto na desigualdade social quanto em mecanismos internos à escola. E, se a necessidade de ¿correção¿ deriva da avaliação do sistema, tampouco o debate pode prescindir do exame da forma com é avaliado o fluxo escolar, especialmente o ¿nó¿ da 5ª série. Por sua vez, os fatores intraescolares apontam, para o imperativo de repensar a organização pedagógico-curricular da escola e a formação dos professores que atuam no ensino fundamental. Na seção ¿Enfoque¿, abordam-se as principais dimensões do tema. A seção ¿Pontos de Vista¿ contém textos com diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema. A seção ¿Espaço Aberto¿ abriga textos informativos ou descritivos, de caráter menos formal, como entrevistas, propostas, experiências, traduções. A seção ¿Resenhas¿ destaca livros e artigos de periódicos. A seção ¿Bibliografia¿ traz um levantamento bibliográfico exaustivo, nacional e internacional, sobre o tema em referência.
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