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ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Relatório Pedagógico 2001

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Relatório Pedagógico 2001 (Versão 1.2)

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O aumento da abrangência do Enem em 2001 foi determinado pela concessão de gratuidade à maioria (82%), o que alterou o perfil dos participantes (60% com renda familiar de até cinco salários mínimos) e seus desempenhos na prova. A mudança de perfil aponta a participação dos que trabalham, dos negros e pardos e daqueles cujas rendas os situam nas faixas mais pobres. Os resultados evidenciam uma forte correlação entre as condições estruturais de natureza socioeconômica dos participantes e de suas escolas e o desempenho que, em média, esses jovens apresentaram. Transformações desejadas neste cenário socioeconômico demandam tempo para se concretizar. No entanto, no relatório aparecem diretrizes para ações de resultados relativamente mais rápidos, tanto no âmbito do Poder Público quanto no da sociedade mobilizada. A maioria dos concluintes e egressos do Ensino Médio ainda não desenvolveu a estrutura fundamental para interagir de forma autônoma com o mundo que o cerca, que é a leitura compreensiva.
Publicação: Institucionais Institucionais » Avaliação da Educação Básica
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Versão 1.2

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
01/06/16 11:02
Estado: Aprovado
O aumento da abrangência do Enem em 2001 foi determinado pela concessão de gratuidade à maioria (82%), o que alterou o perfil dos participantes (60% com renda familiar de até cinco salários mínimos) e seus desempenhos na prova. A mudança de perfil aponta a participação dos que trabalham, dos negros e pardos e daqueles cujas rendas os situam nas faixas mais pobres. Os resultados evidenciam uma forte correlação entre as condições estruturais de natureza socioeconômica dos participantes e de suas escolas e o desempenho que, em média, esses jovens apresentaram. Transformações desejadas neste cenário socioeconômico demandam tempo para se concretizar. No entanto, no relatório aparecem diretrizes para ações de resultados relativamente mais rápidos, tanto no âmbito do Poder Público quanto no da sociedade mobilizada. A maioria dos concluintes e egressos do Ensino Médio ainda não desenvolveu a estrutura fundamental para interagir de forma autônoma com o mundo que o cerca, que é a leitura compreensiva.
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