Voltar

Educação, espaço, tempo

Educação, espaço, tempo (Versão 1.10)

Miniatura Uploads feitos por Lilian DOS SANTOS LOPES, 01/06/18 12:11
Ensaio sobre as relações entre os significados espaço-temporais e as concepções educacionais, com foco na escola. Na primeira seção do artigo, mostrase como as transformações espaço-temporais que ocorreram na passagem do Medievo para a Modernidade serviram de condição de possibilidade para o surgimento da escola moderna. Na segunda, destaca-se como, na passagem do século 19 para o 20, diversos acontecimentos apontam para uma flexibilização dos significados espaço-temporais modernos, entre eles, a emergência da Escola Nova. Na terceira, apresenta-se a relação das lutas contradisciplinares dos anos 1960 com as novas transformações espaço-temporais e sua articulação com as discussões nessa década no campo da Sociologia da Educação, como a possibilidade de desescolarização. Na última seção, problematiza-se a configuração contemporânea dos significados espaçotemporais e estabelecem-se algumas conexões com os acontecimentos educacionais da atualidade.
Outros: Publicações Publicação: Revistas Revistas » Acervo Em Aberto Publicações em destaque
1 de 198

Versão 1.10

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
28/08/18 15:44
Estado: Aprovado
Ensaio sobre as relações entre os significados espaço-temporais e as concepções educacionais, com foco na escola. Na primeira seção do artigo, mostrase como as transformações espaço-temporais que ocorreram na passagem do Medievo para a Modernidade serviram de condição de possibilidade para o surgimento da escola moderna. Na segunda, destaca-se como, na passagem do século 19 para o 20, diversos acontecimentos apontam para uma flexibilização dos significados espaço-temporais modernos, entre eles, a emergência da Escola Nova. Na terceira, apresenta-se a relação das lutas contradisciplinares dos anos 1960 com as novas transformações espaço-temporais e sua articulação com as discussões nessa década no campo da Sociologia da Educação, como a possibilidade de desescolarização. Na última seção, problematiza-se a configuração contemporânea dos significados espaçotemporais e estabelecem-se algumas conexões com os acontecimentos educacionais da atualidade.
Baixar (2,6MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.10 1 Ano atrás 2,6MB
1.9 1 Ano atrás 2,6MB
1.8 1 Ano atrás 2,6MB
1.7 2 Anos atrás 2,5MB
1.6 2 Anos atrás 2,5MB
1.5 2 Anos atrás 2,5MB
1.4 2 Anos atrás 2,5MB
1.3 2 Anos atrás 4,1MB
1.2 2 Anos atrás 2,7MB
1.1 2 Anos atrás 2,6MB
1.0 2 Anos atrás 2,9MB

Publicações mais Recentes

ATOS NORMATIVOS DO INEP ›

Em cumprimento ao art. 12 do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.

Base Nacional Comum Curricular, qualidade da educação e autonomia docente ›

Caros leitores, Contribuindo para a proliferação de vozes sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o número 107 da revista Em Aberto reúne um conjunto de autoras e autores que falam ...

Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil ›

O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil) ...