Saeb

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O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Desde 1990, quando foi criado, o Saeb teve algumas reestruturações. Em 2005, passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.

Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Em 2017, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, passaram a ter resultados no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2019, as siglas ANA, Aneb e Anresc deixarão de existir e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares. Um dos destaques da reestruturação é a afirmação de dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos. As condições de acesso e oferta das instituições de Educação Infantil passarão a ser avaliadas. Mesmo com as alterações, o sistema não perderá a comparabilidade entre edições.

Histórico

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF

Escolas públicas Amostral

Currículos de sistemas estaduais

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação

Inovações
Em 1995 foi adotada uma nova metodologia de construção do teste e análise de resultados: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, a comparabilidade entre os resultados das avaliações ao longo do tempo se tornou possível.Ocorreu também o levantamento de dados contextuais (Questionários) .
Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

 

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia História e Geografia

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Inovações

Em 2005 o Saeb foi reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005. O sistema passou a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. A Aneb manteve os procedimentos da avaliação amostral (atendendo aos critérios estatísticos de no mínimo 10 estudantes por turma) das redes públicas e privadas, com foco na gestão da educação básica que até então vinha sendo realizada no Saeb. A Anresc (Prova Brasil) passou a avaliar de forma censitária as escolas que atendessem ao critérios de no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (4ªsérie/5º ano) ou dos anos finais (8ªsérie/9º ano) do Ensino Fundamental escolas públicas, permitindo gerar resultados por escola.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM

Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários Ideb

Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais)

Língua Portuguesa, Matemática

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas - Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

9º ano do EF

Escolas públicas - Amostral

Matrizes de Referência

Ciências Naturais (sem resultados divulgados)

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas - Amostral
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Inovações

Na edição de 2013 a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, passou a compor o Saeb a partir da divulgação da portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Outra inovação desta edição foi a inclusão em caráter experimental da avaliação de Ciências, a ser realizada com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano foi aplicado, em caráter de estudo experimental, um pré-teste de Ciências Naturais, História e Geografia que não geraram resultados para a edição.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Inovações

Em 2015 foi disponibilizada a Plataforma Devolutivas Pedagógicas que aproxima as avaliações externas de larga escala e o contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para o aprendizado dos alunos. A partir da disponibilização dos itens utilizados na Prova Brasil, descritos e comentados por especialistas, a Plataforma traz diversas funcionalidades que poderão ajudar professores e gestores a planejar ações e aprimorar o aprendizado dos estudantes.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

5º e 9º ano do EF

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

3ª e 4ª série do EM

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral + Adesão

Matrizes de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Inovações

Avaliação torna-se censitária para a 3ª série do Ensino Médio.
Aberta possibilidade de adesão das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio.

Público-alvo Abrangência Formulação dos Itens Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas

Creche e pré-escolas da Educação Infantil

Escolas públicas – Amostral (Estudo piloto)

BNCC

 

2º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral

BNCC

Língua Portuguesa e Matemática

5º e 9º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matriz de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

9º ano do Ensino Fundamental

Escolas públicas – Amostral
Escolas privadas - Amostral
BNCC

Ciências da Natureza e Ciências Humanas

3ª e 4ª série do Ensino Médio

Escolas públicas – Censitário
Escolas privadas - Amostral

Matriz de Referência

Língua Portuguesa e Matemática

Inovações

A avaliação da alfabetização será realizada no 2º ano do Ensino Fundamental de forma amostral.
Começa a avaliação da Educação Infantil, em caráter de estudo piloto, com aplicação de questionários eletrônicos exclusivamente para professores e diretores.
Amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental para avaliar Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passa a ser referência na formulação dos itens do 2º ano (Língua Portuguesa e Matemática) e do 9º ano (Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
Secretários municipais e estaduais também responderão a questionários eletrônicos.

 

Página atualizada em: 03 maio 2019