Orientações

Celpe-Bras - Orientações

Selecione uma etapa abaixo:

Cronograma

Ação Período

Inscrições

31/8 a 11/9

Solicitação de atendimento especializado

31/8 a 11/9

Solicitação de tratamento pelo nome social

31/8 a 11/9

Pagamento da taxa de inscrição

31/8 a 14/9

Homologação pelo posto aplicador

31/8 a 18/9

Resultados das solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social

A partir de 18/9

Recurso de solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social

21 a 25/9

Resultado do recurso de solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social

A partir de 2/10

Aplicação da parte escrita

8/12 (manhã)

Aplicação da parte oral

8/12 (manhã)
9/12 (manhã e tarde)
10/12 (manhã e tarde)
11/12 (manhã e tarde)

Resultados

A divulgar

Antes do exame

Leia o edital

edital do Celpe-Bras 2020 dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. Leia o documento para certificar-se de que aceita todas as condições estabelecidas e de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada no endereço celpebras.inep.gov.br, das 10h de 31 de agosto às 23h59 de 11 de setembro de 2020 (horário de Brasília).

Guarde o número de inscrição e a senha cadastrada. Eles serão solicitados para acompanhar a inscrição; consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição; e acessar os resultados individuais pela internet.

É necessário informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição. O país e o posto aplicador onde prefere realizar o exame também é definido durante a inscrição. Cada posto aplicador, no Brasil ou no exterior, tem um número limitado de vagas, listado em anexo do edital do Celpe-Bras 2020.

Atendimento especializado e tratamento por nome social

O participante tem direito a atendimento especializado e a recursos de acessibilidade, desde que comprove a necessidade. Também há opção de tratamento pelo nome social. A solicitação de atendimento, incluindo o recurso, e de tratamento deve ser realizada durante a inscrição.

  • Atendimento especializado: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
  • Recursos de acessibilidade: prova em braile, prova com fonte ampliada, prova com fonte superampliada, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.

Pague a taxa

O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador. No Brasil, pode ser cobrado, no máximo, R$ 230 (duzentos e trinta reais). No exterior, para as instituições privadas e/ou vinculadas ao Itamaraty, o máximo é equivalente a US$ 115 (cento e quinze dólares americanos). Pague a taxa até 14 de setembro de 2020, de acordo com as orientações do posto aplicador. O prazo não será prorrogado, mesmo que a data de encerramento do período seja feriado no país de realização do exame.

O período para confirmação do pagamento da taxa de inscrição junto ao posto aplicador escolhido é das 10h de 31 de agosto até 23h59 de 18 de setembro de 2020 (horário de Brasília).

Acompanhe sua inscrição

Os dados informados durante a inscrição só poderão ser alterados durante o período de homologação da inscrição, que termina em 18 de setembro de 2020. Acompanhe sua inscrição para confirmar se todos os dados estão corretos.

É responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição. Ela só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição e a entrega do comprovante de pagamento no posto aplicador.

Prepare-se para as provas

O exame tem uma parte escrita e uma parte oral. A escrita, com três horas de duração, tem quatro tarefas de produção de texto, a partir de insumos como vídeos, áudios e texto escrito. A parte oral, com duração de 20 minutos, é uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor.

Prepare-se para as provas com os exames de edições anteriores. Na seção Provas, estão disponíveis as provas de todas as edições do Celpe-Bras. No canal do Inep no YouTube, na playlist Celpe-Bras, estão os vídeos e áudios motivadores.

No dia do exame

Confira seu documento

Para a realização do exame, é obrigatório apresentar passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de realização do Celpe-Bras. Confira seu documento com antecedência.

Separe o que levar

O documento de identificação e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, são indispensáveis. Separe o que levar com antecedência. Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Confira o endereço do posto aplicador com antecedência. De preferência, faça o trajeto antes da aplicação para evitar atrasos.

Chegue no horário

O Celpe-Bras 2020 será realizado entre 8 e 11 de dezembro de 2020, em postos aplicadores no Brasil e no exterior. A parte escrita será aplicada no turno matutino, do dia 8 de dezembro. É preciso estar no local de prova com 30 minutos de antecedência. Verifique o horário junto ao posto aplicador.

É sua responsabilidade obter informações sobre o local e os horários do exame, tanto da parte escrita quanto da parte oral, no posto aplicador em que foi realizada a homologação da inscrição. O local de prova também será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, no endereço celpebras.inep.gov.br.

Siga as orientações

São várias as obrigações do participante na data do exame. Siga as orientações.

  • Certifique-se, com antecedência, no endereço celpebras.inep.gov.br, de que sua inscrição foi homologada.
  • Compareça ao posto aplicador com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas.
  • Leve documento de identificação válido.
  • Caso necessite comprovar sua presença no exame, apresente a Declaração de Comparecimento impressa na porta da sala, conforme especifica o edital do Celpe-Bras 2020.
  • Guarde, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, o telefone celular e equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences.
  • Mantenha, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala.
  • Reporte-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação aos materiais de aplicação para que sejam tomadas providências.
  • Assine, nos espaços designados, todos os documentos do exame.
  • Transcreva as respostas do Caderno de Questões para a Folha de Resposta, de acordo com as instruções.
  • Aguarde na sala de provas, até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Feche a prova da parte escrita e deixe-a com a capa para cima, antes de se ausentar da sala, durante a aplicação.
  • Permita que o lanche seja vistoriado pelo aplicador.
  • Não estabeleça ou tente estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa.
  • Não receba de qualquer pessoa informações referentes ao conteúdo das provas.
  • Não registre ou divulgue por imagem ou som a realização da prova ou de qualquer material utilizado no exame.
  • Não leve ou faça ingestão de bebidas alcoólicas e/ou utilize drogas lícitas ou ilícitas na sala de prova.
  • Compareça ao local de provas utilizando máscara para proteção à COVID-19. O uso de máscara será exigido nos países em que a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Depois do exame

Veja seu resultado

Os resultados do Celpe-Bras 2020 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU), em data a ser divulgada pelo Inep. Veja seu resultado também pelo endereço celpebras.inep.gov.br.

A utilização dos resultados individuais do Celpe-Bras para fins de seleção, classificação e/ou premiação não é de responsabilidade do Inep. O instituto também não fornece atestados e declarações relativas à classificação ou à nota. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obtiver no exame.

O participante eliminado não terá o resultado divulgado, mesmo que tenha realizado as duas partes do exame.

Solicite seu certificado

Para receber a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa, você deve alcançar pelo menos o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. Solicite seu certificado de acordo com a pontuação.

Nível de Proficiência

Pontuação

Avançado superior

4,26 a 5,00

Avançado

3,51 a 4,25

Intermediário superior

2,76 a 3,50

Intermediário

2,00 a 2,75

Sem certificação

0 a 1,99

O certificado é gerado eletronicamente, no endereço celpebras.inep.gov.br, e validado por protocolo eletrônico. Para comprovação do resultado perante instituições nacionais ou estrangeiras, a publicação no DOU tem o mesmo valor das certidões eletrônicas.

Página atualizada em: 17 julho 2020