Back

Pedagogia do Cotidiano na (e da) Educação Infantil

Pedagogia do Cotidiano na (e da) Educação Infantil (Version 1.1)

Thumbnail Uploaded by Marcelo DE MELO ARAUJO ALEGRIA, 1/31/18 3:12 PM
Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.
Publicação: Revistas Revistas » Acervo Em Aberto Publicações em destaque
1 of 195

Version 1.1

Last Updated by Lilian DOS SANTOS LOPES
5/28/18 2:59 PM
Status: Approved
Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.
Download (2MB) Get URL.
Version History
Version Date Size  
1.1 26 Days Ago 2MB
1.0 4 Months Ago 4.4MB

Publicações mais Recentes

RELATÓRIO DO 2o. CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE - 2018 ›

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por intermédio da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), cumprindo com a atribuição descrita no §2º do Art. 5º do Plano ...

Perfil do Professor da Educação Básica ›

Apresenta um perfil do professor da educação básica no Brasil, com dados extraídos do Censo da Educação Básica dos anos 2009, 2013 e 2017. São analisadas características demográficas, do contexto de ...

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP) - NUM 251 ›

O número 251 da RBEP está constituído por um mosaico de ensaios, análises de resultados de pesquisas e sistematizações de práticas educativas que recobre realidades de quatro regiões brasileiras e de dois países estrangeiros (com os quais o Brasil tem fortes vínculos). Aborda um amplo leque de temas que se articulam em torno à problemática das desigualdades educacionais e das estratégias para combatê-las ou mitigá-las.