Inep 11 de Dezembro de 2017

Inep participa de missão técnica na República Dominicana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza a  última visita técnica do “Projeto de Fortalecimento do Sistema de Avaliação da Educação Primária e Secundária da República Dominicana”. De segunda a sexta-feira, 11 a 15 de dezembro, representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) e da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep participam da missão técnica em Santo Domingo, capital do país. O objetivo é promover o desenvolvimento de competências e ferramentas de medição da qualidade educativa no país latino-americano.

O projeto faz parte da parceria entre o Inep e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores com os Ministérios da Educação e de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana. A Presidência do Inep, através de sua Assessoria Internacional, vem apoiando as atividades relacionadas aos acordos internacionais para fortalecer as atividades desenvolvidas pelo instituto por meio da celebração de Acordos de Cooperação Técnica.

Durante dois anos, técnicos dominicanos foram capacitados para avaliar a qualidade da educação básica em seu país. Especialistas do Inep ficaram responsáveis por repassar técnicas de avaliação de competências e análise pedagógica. Também foram compartilhadas metodologias para elaboração de desenho e aplicação da avaliação de alfabetização e certificação de jovens e adultos, assim como para o cálculo de indicadores de qualidade.