Educação superior 27 de Fevereiro de 2018

Inep inicia capacitação de procuradores educacionais sobre novos instrumentos de avaliação

Os Procuradores Educacionais Institucionais (PI), responsáveis pelas avaliações de cursos de graduação e de Instituições de Educação Superior (IES), serão preparados para usar os novos instrumentos de avaliação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta terça-feira, 27, uma capacitação em plataforma para educação a distância. O conteúdo fica disponível até 2 de março. A capacitação esclarece as dúvidas mais recorrentes registradas pelos procuradores por meio de questionário eletrônico, disponibilizado entre 9 e 20 de fevereiro.

A capacitação realizada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), por meio da Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES), será dividida em quatro módulos: Fluxo Fase Inep Avaliação; Formulário Eletrônico, Análise Preliminar e Glossário; Novos Instrumentos de Avaliação Externa; e Considerações finais.

Avaliações - Os procuradores das Instituições de Educação Superior são os responsáveis pelas atualizações cadastrais, tramitação de processos e encaminhamentos relacionados às avaliações in loco no sistema e-MEC. Cabe ao Inep conduzir todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país, produzindo conceitos e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como a transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.