Inep 20 de Dezembro de 2017

Inep finaliza missão técnica na República Dominicana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou nesta semana a última visita técnica do “Projeto de Fortalecimento do Sistema de Avaliação da Educação Primária e Secundária da República Dominicana” em Santo Domingo, capital do país.  Desde 2013, o Inep vem trabalhando para o fortalecimento do sistema de avaliação da Educação Básica no país latino-americano, além de promover o desenvolvimento de competências e ferramentas de medição da qualidade educativa.

Representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) e da Assessoria Internacional do Inep participaram da visita, que marcou o encerramento de um longo ciclo de trabalho desenvolvido entre o Brasil e República Dominicana. Durante o projeto, especialistas do Inep ficaram responsáveis por repassar técnicas de avaliação de competências e análise pedagógica. Também foram compartilhadas metodologias para elaboração de desenho e aplicação da avaliação de alfabetização e certificação de jovens e adultos, assim como para o cálculo de indicadores de qualidade.

O projeto faz parte da parceria entre o Inep e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores com os Ministérios da Educação e de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana. O Inep vem apoiando as atividades relacionadas aos acordos internacionais para fortalecer as atividades desenvolvidas pelo instituto por meio da celebração de Acordos de Cooperação Técnica.