Saeb
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Relatório Saeb (Aneb e Anresc)
Os dados contidos neste relatório consolidam as informações divulgadas nos Microdados da avaliação e oferecem relevantes subsídios para compreender o cenário nacional e das 27 unidades da federação.
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Cartilha da Escola – Saeb 2017
Esta Cartilha da Escola foi elaborada para informá-lo(a) das características da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. Por meio de um passo a passo, queremos orientá-lo(a) para a aplicação dos instrumentos em sua escola.
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Resultados
Em conformidade ao disposto na Lei nº Lei n º 13.005, de 25 de junho de 2014, Art. 11, inciso I, § 1º, os Relatórios do SAEB têm como propósito divulgar os principais resultados referentes as aplicações deste instrumento de avaliação.
Abaixo você pode acessar os principais itens do Saeb:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, instituído em 1990, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala e tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. O levantamento produz informações que subsidiam a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal, visando a contribuir para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores sobre fatores de influência do desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
Em 2005, o Saeb foi reestruturado e passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento pelo Saeb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.
Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.
Hoje o Saeb é composto pelas três avaliações externas em larga escala:
Histórico
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF | Escolas públicas Amostral | Currículos de sistemas estaduais | Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF | Escolas públicas Amostral | Currículos de sistemas estaduais | Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do EF | Escolas públicas Amostral | Currículos de sistemas estaduais | Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Redação |
Inovações |
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Em 1995 foi adotada uma nova metodologia de construção do teste e análise de resultados: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, a comparabilidade entre os resultados das avaliações ao longo do tempo se tornou possível.Ocorreu também o levantamento de dados contextuais (Questionários) . |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral |
Matrizes de Referência - Avalia |
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia História e Geografia |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Inovações |
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Em 2005 o Saeb foi reestruturado pela Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005. O sistema passou a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. A Aneb manteve os procedimentos da avaliação amostral (atendendo aos critérios estatísticos de no mínimo 10 estudantes por turma) das redes públicas e privadas, com foco na gestão da educação básica que até então vinha sendo realizada no Saeb. A Anresc (Prova Brasil) passou a avaliar de forma censitária as escolas que atendessem ao critérios de no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (4ªsérie/5º ano) ou dos anos finais (8ªsérie/9º ano) do Ensino Fundamental escolas públicas, permitindo gerar resultados por escola. |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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4ª, 8ª séries do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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5º ano, 9º ano do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Inovações |
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Na edição de 2013 a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, passou a compor o Saeb a partir da divulgação da portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Outra inovação desta edição foi a inclusão em caráter experimental da avaliação de Ciências, a ser realizada com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Neste ano foi aplicado, em caráter de estudo experimental, um pré-teste de Ciências Naturais, História e Geografia que não geraram resultados para a edição. |
Público-alvo | Abrangência | Formulação dos Itens | Áreas do Conhecimento / Disciplinas Avaliadas |
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5º ano, 9º ano do EF 3ª série do EM | Escolas públicas + Escolas Particulares Amostral + Estratos Censitários ¿Ideb | Matrizes de Referência - Avalia competências / Define descritores (conteúdo curriculares + operações mentais) | Língua Portuguesa, Matemática |
Inovações |
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Em 2015 foi disponibilizada a Plataforma Devolutivas Pedagógicas que aproxima as avaliações externas de larga escala e o contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para o aprendizado dos alunos. A partir da disponibilização dos itens utilizados na Prova Brasil, descritos e comentados por especialistas, a Plataforma traz diversas funcionalidades que poderão ajudar professores e gestores a planejar ações e aprimorar o aprendizado dos estudantes. |