Laboratório 13 de Abril de 2007

Vencedores do Prêmio Inovação 2006 participam de atividade de formação na Argentina

Os dez gestores municipais de educação contemplados pelo Prêmio Inovação 2006 participaram da atividade de formação e fortalecimento profissional no Instituto Internacional de Planejamento Educacional – IIPE – na sua sede regional em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 06 e 11 de maio.

Além dos dirigentes premiados, Eliete de Godoy, de Amparo (SP), Gilsemar Goloni, de Curvelândia (MT), Liége Brusius, de Igrejinha (RS), Sylvio Sniecikovski, de Joinville (SC), Zélia Marochi, de Ponta Grossa (PR), Moacir Fecury, de Rio Branco (AC), Elisabetha Klein, de São Gabriel do Oeste (MS), Ângela Tótola, de São Mateus (ES), Júlio César Alexandre, de Sobral (CE) e Evandro Mohr, de Três Passos (RS), também participaram do evento, a convite da Undime, o dirigente municipal de Educação de Palmas (TO), Danilo de Melo Souza, e a secretária estadual de Educação do Ceará, Izolda Arruda Coelho. Acompanharam, ainda, as atividades, o diretor Armando Simões e a técnica pedagógica Christiane Lyra, ambos do Departamento de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, e a responsável pelo Laboratório de Experiências Inovadoras do Inep, Carla D'Lourdes do Nascimento.

O curso de formação contou com uma agenda diversificada, entre conferências, oficinas e visitas ao Ministério Nacional de Educação, à Biblioteca Nacional dos Professores, ao Museu das Escolas (foto) e a duas instituições escolares com experiências inovadoras, uma na Cidade Autônoma de Buenos Aires e outra na província de Campana, ao nordeste da Capital.

Na oportunidade, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre pesquisas atuais em gestão educacional e criaram um espaço de intercâmbio entre especialistas sobre temas como avaliação de programas e projetos educacionais, situação da educação e dos docentes na América Latina, eqüidade, gestão e planejamento e o sistema educativo da Argentina.

Em contrapartida, foram apresentadas três experiências premiadas pelo Laboratório para um grupo de especialistas do IIPE e do Ministério de Educação da Cidade Autônoma de Buenos Aires: "A política de alfabetização como estratégia para a elevação do desempenho escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental", de Sobral, o "Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar", de Três Passos e "Matrícula Cidadã: uma experiência de Organização do Sistema Público de Ensino", de Rio Branco.

O encontro proporcionou, ainda, a troca de experiências e uma avaliação sobre a qualidade do ensino no Brasil. Para o dirigente de Sobral, Júlio César Alexandre, o curso permitiu algumas reflexões importantes. "Percebi que é preciso fortalecer um processo de protagonismos com nossos pais, professores, diretores, coordenadores e alunos. Gostaria muito de manter contato permanente com todos. Acho que podemos criar uma rede de aprendizagem importante", sugeriu.

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