Inep 80 Anos 26 de Setembro de 2017

UnBTV exibe programa sobre os 80 anos do Inep

A UnBTV, canal 15 da Net, transmite nesta terça-feira, 26, às 22h, o programa Encontros Memoráveis, parte das comemorações pelos 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O programa registra o primeiro debate da série de Encontros Memoráveis e foi gravado no auditório do Inep, em maio. Com o tema O Inep de Anísio Teixeira, o debate reuniu os pesquisadores Clarice Nunes, Libânia Xavier e João Augusto Rocha em torno vida e a obra do educador brasileiro Anísio Teixeira, diretor do Inep entre 1952 e 1964.

A professora Clarice Nunes, da Universidade Federal Fluminense, é autora de vários artigos e dos livros Anísio Teixeira: a poesia da ação (2000) e Anísio Teixeira, para a Coleção Educadores (2010), uma biografia do educador. Libânia Xavier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é estudiosa do Inep e seus centros de pesquisa educacional, autora do livro O Brasil como Laboratório: educação e ciências sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisa EducacionalCBPE/INEP/MEC (1950-1960). João Augusto Rocha, da Universidade Federal da Bahia é autor de vários artigos e organizador do livro Anísio em Movimento: a vida e as lutas de Anísio Teixeira pela Escola Pública e pela Cultura no Brasil, e do recém-editado Anísio Teixeira e a Cultura.

Projeto Inep 80 Anos – Pensado para recordar a história e promover as oito décadas de atuação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Projeto Inep 80 anos agrega um conjunto articulado de ações que aproveitam as comemorações para a geração e conservação da memória coletiva do Inep por meio de cinco eixos. As atividades seguem até 30 de julho de 2018 e compreendem eventos comemorativos, publicações, exposições, encontros memoráveis e um canal de participação social.