Avaliação dos cursos de graduação 05 de Março de 2002

Terminou prazo de inscrição para primeira turma de avaliado

Já se inscreveram 4,5 mil professores. Objetivo é capacitar mais de mil este ano

Terminou em março o prazo para que os professores de ensino superior se inscrevessem na primeira jornada de capacitação para a Avaliação das Condições de Ensino dos cursos de graduação. A próxima etapa agora será o primeiro processo de capacitação, que acontecerá entre os dias 17 e 25 de abril. 

Este ano, deverão passar pela avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), cerca de 1.300 cursos de diversas áreas. O motivo é o reconhecimento do curso, necessário para a emissão de diplomas, ou a avaliação periódica, realizada a cada quatro anos e que permite que o reconhecimento seja renovado.

Para realizar a Avaliação das Condições de Ensino uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação verifica, in loco, a situação dos cursos, levando em conta três dimensões: a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica e a infra-estrutura, com ênfase nas condições da biblioteca. A capacitação realizada pelo Inep tem por objetivo tornar homogêneo o processo de aplicação dos critérios que serão utilizados pelas comissões.

Segundo Tancredo Maia Filho, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep, serão necessários avaliadores para praticamente todas as áreas que oferecem cursos de graduação. "Até o momento cerca de 4,5 mil professores já se inscreveram. Nosso objetivo é capacitar 1.140 avaliadores que irão a campo ainda este ano", afirma.   

Após essa primeira seleção, o cadastro de avaliadores permanecerá aberto para novas inscrições. Quem não for classificado para primeira jornada de capacitação poderá participar das próximas, a serem realizadas nos meses de maio e julho deste ano.

Informações sobre as áreas que participam da avaliação podem ser obtidas pelo e-mail: dacg@inep.gov.br 

Assessoria de Comunicação do Inep