Enade 20 de Novembro de 2019

Termina nesta quinta-feira, 21, prazo para preencher Questionário do Estudante, obrigatório no Enade

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 têm até esta quinta-feira, 21 de novembro, para preencher o Questionário do Estudante, no Sistema Enade. O preenchimento do Questionário do Estudante é pré-requisito para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, com as informações sobre o local de prova, horários e atendimentos especiais (se solicitados e aprovados). O Enade será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no próximo domingo, 24 de novembro, em todo o Brasil, para mais de 430 mil estudantes do ensino superior.

Requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, o Questionário do Estudante deve ser respondido por todos os concluintes habilitados a fazer o Enade 2019, que foram previamente inscritos por suas instituições de educação superior. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade do estudante no Enade. O local de prova só é visível para o estudante inscrito, com uso de login e senha. Não há a opção de preencher o questionário após a aplicação do Enade.

Para ter acesso ao questionário, o estudante precisa realizar o cadastro no Enade 2019. É necessário selecionar a opção “Primeiro Acesso” para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF, além de um telefone e e-mail válidos. É responsabilidade do estudante verificar se o cadastro foi concluído com sucesso, para garantir que possa responder ao Questionário do Estudante. Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos coordenadores de curso.

Cursos avaliados – Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Perfil do participante – A maior parcela de participantes estuda na região Sudeste (46%), seguido da região Nordeste (22%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%). Engenharia civil é o curso com o maior número de estudantes inscritos, 57.571 (13%), seguido por Enfermagem, com 41.259 (9%). As mulheres são a maioria, correspondendo a 53% do total de participantes.

Enade – O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em junto ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Assista ao vídeo sobre a importância do Questionário do Estudante

Acesse o Sistema Enade

Veja passo a passo para recuperar senha do Enade 2019

Assista ao vídeo sobre a elaboração das provas do Enade