Educação Básica 10 de Dezembro de 2013

Sugestões para Censo de 2014 estão em debate em Salvador

Cerca de 350 participam de encontro Nacional do censo. Crédito: Gilberto SilvaAvaliar a execução do processo censitário realizado no país este ano, apresentar propostas de alterações e levantar sugestões para o Censo do próximo ano são as propostas da edição de 2013 do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi aberto nesta terça-feira, 10, em Salvador, e vai até quinta-feira, 12.

Participam do encontro cerca de 350 pessoas, representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação e do Ministério da Educação. Em sua participação na abertura do evento, o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, salientou que os dados do Censo permitem ao governo pensar e avaliar políticas públicas. "A educação brasileira está melhorando, e conseguimos ter esta certeza por meio do Censo", disse.

A opinião de Costa é compartilhada pelo secretário de educação básica do MEC, Romeu Caputo. "O Censo é o pilar sobre o qual edificamos nossas políticas públicas", afirmou.

Também participam do encontro o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, e o secretário de educação estadual da Bahia, Oswaldo Barreto, entre outras autoridades.

Presidente do Inep destaca o papel do censo para pensar e avaliar políticas públicas. Crédito: Gilberto SilvaO Censo Escolar da Educação Básica oferece um quadro detalhado sobre alunos, profissionais escolares em sala de aula, turmas e escolas. Os dados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais nas três instâncias de governo e para a elaboração de diagnósticos sobre a educação no Brasil. Eles servem ainda como base de cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os dados sobre movimento e rendimento coletados logo após o encerramento do ano letivo integram, com o desempenho escolar verificado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Assessoria de Comunicação Social do Inep