Educação Básica 06 de Maio de 2016

Sinopse contém estatísticas e dados sobre cada município

A Sinopse da Educação Básica de 2015 já está disponível e com novidades. A partir desta edição, os dados são apresentados para cada um dos 5.570 municípios brasileiros. As planilhas também foram reestruturadas para melhor compreensão das informações. Dentre os destaques, estão a reformulação e a ampliação dos dados relativos à educação especial. Até então, a sinopse era compilada por unidade da Federação e região.

O documento, uma síntese do Censo Escolar da Educação Básica, é uma ampla referência de informações porque torna disponível à sociedade uma série de dados já estruturados. Nele, podem ser consultadas as principais estatísticas educacionais das redes pública e privada sobre escolas, turmas, corpo docente e matrículas.

O Censo Escolar, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a mais completa fonte de informações sobre a educação básica no país e embasa a formulação de políticas públicas. É a partir dele que podem ser executados os programas federais que preveem assistência e transferência de recursos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a distribuição de livros didáticos, a alimentação e o transporte escolar. Além da Sinopse, já estão disponíveis os microdados da pesquisa.

O Inep produz ainda o Censo da Educação Superior e realiza as avaliações de qualidade da educação básica e superior. Com essas iniciativas, o órgão, vinculado ao Ministério da Educação, colabora para subsidiar, além dos formuladores de políticas públicas, os gestores dos sistemas de ensino, especialistas, pesquisadores, instituições e todos aqueles que contribuem para o enfrentamento dos desafios da educação no país.

Confira:

Sinopse Estatística da Educação Básica 
Microdados do Censo Escolar 
Notas estatísticas do Censo Escolar  

Assessoria de Comunicação Social