Ações internacionais 27 de Novembro de 2019

Servidores do Inep integram a rede internacional de especialistas de políticas educacionais da Unesco

Seis servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) finalizaram o Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais. Com a conclusão do curso, eles integram, agora, a rede internacional de especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A experiência e a certificação permitem que os profissionais do Inep participem de fóruns internacionais de discussão sobre os rumos da educação na América Latina. O programa é promovido pelo Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco Buenos Aires (IIPE).

O acordo de cooperação técnica entre o Inep e o IIPE Unesco Buenos Aires ocorre desde 2010. O objetivo do acordo é promover e estimular a realização de atividades de formação e capacitação de recursos humanos na área educacional, de avaliação e estatísticas educacionais. Ao todo, 19 servidores do Inep já participaram da capacitação.

O Programa Regional de Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais ocorre, anualmente, desde a fundação do IIPE Unesco Buenos Aires. Até o momento, já participaram mais de 500 funcionários e profissionais de diferentes níveis de gestão educacional. A extensão do programa regional é de 20 semanas, em modo 100% virtual.

Durante o desenvolvimento do curso, os participantes analisam casos, debatem e comparam experiências de diferentes países. As aulas e o estudo da bibliografia selecionada são complementados com palestras e videoconferências com atores dos sistemas educacionais, como ministros e secretários da educação, e também com líderes sindicais, funcionários de organizações internacionais, analistas políticos e pesquisadores.

O programa proporciona aos participantes:

  • Visão ampla e comparativa dos problemas educacionais da região.
  • Fortalecimento das capacidades para a análise do funcionamento de sistemas, políticas e programas educacionais.
  • Conhecimento sobre estratégias e opções de políticas que estão sendo desenvolvidas atualmente para a melhoria de práticas e resultados educacionais.
  • Desenvolvimento de competências nas práticas de formulação, implementação e avaliação de políticas, planos e programas educacionais.

IIPE Unesco Buenos Aires - O escritório para a América Latina do IIPE Unesco foi fundado em 1998, em Buenos Aires, para oferecer apoio técnico aos Ministérios da Educação e a outras entidades estatais que regulam os sistemas educacionais dos países da região, e para responder à necessidade de formar profissionais qualificados em planejamento e gestão de políticas públicas. É responsável também pela realização de pesquisas sobre o sistemas educacionais e pela disseminação de experiências internacionais úteis para a tomada de decisões.

Acesse o portal IIPE Unesco Buenos Aires