Observatório 30 de Junho de 2008

Seminário apresenta projetos do Observatório da Educação

Observatório da Educação

Coordenadores de 28 projetos de pesquisa em educação estarão reunidos em Brasília nos dias 2 e 3 de julho para apresentar os trabalhos que vêm realizando há cerca de dois anos dentro do programa Observatório da Educação. O Observatório da Educação é uma parceria entre Capes e Inep que fomenta pesquisas em educação que utilizem os bancos de dados do Inep em programas de mestrado e doutorado.

O Observatório foi criado em 2006, ano em que foi lançado o primeiro edital, que selecionou 28 projetos dentre os 84 apresentados. São os coordenadores desses 28 projetos que virão a Brasília para apresentar – uns a outros e também à Capes e ao Inep – a situação em que se encontram as pesquisas que vêm desenvolvendo.

O Seminário será realizado no auditório da Capes, em sua sede do Setor Hoteleiro Sul, nos dias 2 e 3 de julho (quarta e quinta), das 9 às 18h no primeiro dia e das 9 às 16h30 no segundo. Seu principal objetivo é o acompanhamento do andamento e dos resultados parciais das pesquisas, bem como a troca de experiência entre os diversos grupos.

Os projetos apresentados serão: Ensino Superior, Carreiras Profissionais e Mercados de Trabalho (coordenador: Odaci Luiz Coradini); Sistema de Informação Observatório da Educação (Oscar Dalfovo); A Validade do ENADE para a avaliação da qualidade dos cursos de IES (Ricardo Primi); Síndrome de Burnout em Educadores e seus Efeitos sobre os Resultados de Proficiência dos Alunos (Wanderley Codo); Observatório Educação e Cidades (Francisco Creso Junqueira Franco Junior); Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira (Marília Costa Morosini); Políticas Educacionais e Qualidade de Ensino (Tais Moura Tavares).

A Questão Educacional Brasileira sob uma Perspectiva Demográfica, Socioeconômica e Espacial (José Irineu Rangel Rigotti); Análise do desempenho diferencial de crianças sob regime de inclusão na Prova Brasil (Fernando César Capovilla); Gestão democrática e Qualidade da Educação Básica (Flávia Obino Corrêa Werle); Articulação entre a avaliação do desempenho acadêmico (ENADE) e as licenciaturas da UFPR (Maria Tereza Carneiro Soares); Avaliação da Eficácia e Eficiência de sistemas educacionais estaduais e municipais brasileiros (Flávio de Oliveira Gonçalves); A Avaliação do Ensino nos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil (Adair Luis Stefanello Busato); O Mapa Social da Região Metropolitana de Natal: Inferências na qualidade escolar (Maria do Livramento Miranda Clementino); Web-PIDE: Uma Plataforma aberta de Integração e Avaliação de Dados Educacionais (Marcelo Augusto Santos Turine); A Educação Superior no Brasil (2000-2006) (Mônica Castagna Molina); Uma Análise da Evolução e dos Determinantes do Desempenho Escolar no Brasil (Walter Belluzzo Junior); Formação continuada em Biociências através de Cursos de Férias (Andrea Thompson Da Poian); As evidências do SAEB e avaliações correlatas sobre o impacto das estruturas sociais (José Francisco Soares); Condições de oferta da educação em escolas rede pública estadual para mensuração do custo-aluno (Cláudia Souza Passador); Observatório da Educação, Museu Interativo e Educação em Ciências: Relações Construtivas (Regina Maria Rabello Borges); Cooperação e Dissenso na Gestão de Políticas de Educação: O caso de Mato Grosso (Paulo-Edgar Almeida Resende); PROUNI e Inclusão Social (Maria Margarida Cavalcanti Limena); Medidas e Políticas de Avaliação da Educação Básica (Tufí Machado Soares); Estudo do Efeito da IES nos Resultados do ENADE (Wagner Bandeira Andriola); Educação Profissional no Brasil e Evasão Escolar (Rosemary Dore Heijmans); Tempo Integral e Educação Integral no Ensino Fundamental (Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho); Educação: avaliação de indicadores e projeção de demanda em escala municipal (Gustavo Henrique Naves Givisiez).

Confira a programação do evento:

Dia 2 – auditório da Capes – SHS Qd.5, Bloco B, 2º andar.

9h – Abertura do evento – Prof. Jorge Guimarães – Presidente da Capes
Prof. Reynaldo Fernandes – Presidente do Inep
9h30 às 10h30 – Apresentação de três projetos
9h30 às 10h30 – Apresentação de três projetos
10h30 às 10h45 – intervalo para café
10h45 às 12h15 - Quatro projetos
12h15 às 14h - Almoço
14h às 16h – Seis projetos
16h – intervalo para café
16h30 às 17h30 – Três projetos

Dia 3
9h às 10h – Apresentação de três projetos
10h às 10h30- Café
10h30 às 12h – Apresentação de quatro projetos
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Apresentação de cinco projetos
15h30 às 16h - Desafios e Perspectivas (Encerramento)
Prof. Dilvo Ristoff – Diretor de Educação Básica Preencial - Capes
Profa. Elaine Pazzelo – Diretora de Estudos Educacionais - Inep

Assessoria de Imprensa do Inep