Prova Brasil e Saeb 24 de Junho de 2013

Saeb terá provas aplicadas em novembro

Neste ano, as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas entre os dias 11 e 21 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. A informação, bem como o restante do cronograma das provas, está na portaria n° 304 publicada nesta segunda-feira, 24, no Diário Oficial da União.

O Saeb é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana). O resultado final das avaliações está previsto para 31 de maio de 2014, no caso da Ana, e 31 de julho de 2014 no caso da Anresc (Prova Brasil) e da Aneb.

Na Aneb são aplicadas provas de Leitura, Matemática e questionários a uma amostra de estudantes de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental regular e de 3º ano do ensino médio, das redes pública e privada.

Na Anresc, também conhecida como Prova Brasil, participarão todas as escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados nos 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas, localizadas nas zonas urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de Leitura, de Matemática e questionários.

A portaria também trouxe a inclusão, em caráter experimental, do teste de Ciências no 9º ano do ensino fundamental da Anresc, além do 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio da Aneb. A aplicação implicará dois dias de provas.

A Ana contará com provas de Leitura e Escrita e prova de Matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental, em escolas públicas, localizadas nas zonas urbana e rural, que estejam organizadas no regime de 9 anos, sendo censitariamente para as turmas regulares e amostralmente para as turmas multisseriadas.

Confira a portaria publicada no Diário Oficial.

Assessoria de Comunicação do Inep