Publicações 30 de Janeiro de 2017

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos discute modalidades da educação em sua nova edição

O número 247 (volume 97) da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) traz ao público discussões sobre diferentes etapas e modalidades da educação, tanto no âmbito das políticas educacionais quanto no das práticas pedagógicas.

São dez artigos que abordam temáticas como avaliações em larga escala, currículo e padrões educacionais; avaliações e o Ideb e suas relações com equidade, infraestrutura e regime de colaboração; gestão democrática e provimento de cargo de diretor; atendimento conveniado na educação infantil e relações público-privado.

Também há artigos sobre aprendizagem da língua escrita na educação infantil; formação de professores no cotidiano de redes, escolas e universidades; discursos de estudantes de Letras e suas marcas de gênero; processos de escolarização de jovens de comunidade rural; desafios do trabalho docente junto a estudantes com deficiência no que tange à inclusão e à avaliação.

Além dos artigos, a RBEP traz dois relatos de experiência. Um deles aborda o uso de mapas conceituais pelos estudantes, enquanto o outro se dedica à elaboração participativa de materiais didáticos na educação ambiental.

Publicação - Criada em 1944, RBEP é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A publicação traz sempre artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas.

  • Clique aqui para acessar a RBEP

Assessoria de Comunicação Social