Censo Escolar 21 de Março de 2018

Reunião técnica discute articulações do processo de coleta do Censo Escolar

Os dados coletados pelo Censo Escolar e o uso das informações para o acompanhamento de políticas públicas estão sendo discutidos nesta quarta-feira, 21 de março, em uma reunião técnica em Brasília (DF). Com o tema ”Conselhos de Educação e o Censo Escolar”, a proposta do encontro é realizar um levantamento de atividades que podem ser executadas visando o intercâmbio de informações e o controle de qualidade dos dados declarados ao Censo Escolar.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com os Coordenadores Estaduais do Censo Escolar, representantes do Conselho Nacional de Educação e dos conselhos de educação nos estados e técnicos que atuam no setor de inspeção escolar nas secretarias de educação discutirão a importância das diretrizes operacionais para os procedimentos administrativos da coleta do Censo Escolar, além dos processos de autorização de funcionamento de instituições de educação básica.

Censo Escolar - Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional. O Censo Escolar é indispensável para acompanhamento da efetividade das políticas públicas.