Anasem 20 de Setembro de 2016

Reitores e coordenadores de cursos de medicina se reúnem no Inep para conhecer a Anasem

Cerca de 250 reitores de instituições de ensino superior e coordenadores de curso de graduação de medicina se reuniram nesta terça feira, 13, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para conhecer detalhes da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). O exame foi previsto na Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, e será aplicado pela primeira vez em 9 de novembro de 2016, inicialmente a estudantes do 2º ano dos cursos de medicina.

Na abertura do evento, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou que o formato final da Avaliação que será aplicada este ano traz algumas evoluções em relação à primeira proposta instituída em 1º abril pelo Ministério da Educação (MEC). “A Anasem foi concebida a princípio como um instrumento único, integrado ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos no Exterior, o Revalida. Porém, o MEC e o Inep decidiram rever essa decisão e, em 25 de agosto, foi publicada uma Portaria determinando que a Anasem seja somente um instrumento articulado ao Revalida, mas independente tanto em seus objetivos quanto na sua aplicação e metodologia”, explicou.

Maria Inês enfatizou ainda que os resultados da avaliação poderão servir de referencial de qualidade do ensino médico e se constituir em modalidade única ou complementar aos processos de seleção para Residência Médica. “Isso também representa uma evolução em relação à primeira versão da Portaria que criou o Anasem, uma vez que não fica mais obrigatório que os resultados da avaliação sejam utilizados para subsidiar processos de seleção em residência médica”, afirmou a presidente do Inep.

Ela também esclareceu que outra modificação importante é a determinação de que a responsabilidade pela inscrição na Anasem compete às Instituições de Ensino Superior - IES. “Na primeira versão da Portaria, publicada em abril, cabia aos estudantes habilitados fazer esse procedimento. Porém, a participação na Avaliação é um componente curricular obrigatório para a obtenção dos diplomas dos cursos de medicina”, declarou Maria Inês.

Anasem 2016 – O processo de formação dos estudantes é o foco da nova Avaliação para estudantes de medicina. Serão considerados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas durante a graduação, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais desses cursos. Para sua gestão, o Inep, responsável pela avaliação, constituirá um Comitê Técnico de Avaliação da Formação Médica.

As provas da primeira edição da Anasem serão realizadas das 13h às 19h (horário de Brasília), no dia 9 de novembro, nas próprias instituições onde o curso é oferecido. Haverá 60 questões de múltipla escolha e três itens discursivos. As inscrições devem ser realizadas pelas IES de 15 a 20 de setembro, no portal do Inep.

Assessoria de Comunicação Social