Educação Básica 11 de Agosto de 2014

Rede de colaboradores do Banco Nacional de Itens será renovada

Interessados em compor a rede de colaboradores do Banco Nacional de Itens dos Exames da Educação Básica podem se inscrever até 30 de agosto, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os profissionais devem atuar na elaboração e revisão de questões em provas como a Avaliação Nacional de Alfabetização e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), por exemplo.

O objetivo da chamada pública é efetuar um processo de renovação periódica da rede de colaboradores do banco nacional, que auxilia na formulação, elaboração e revisão de itens para as avaliações da educação básica. Poderão participar professores e pesquisadores de todo país, que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios de formação, e complementares de experiência e titulação para cada perfil de colaborador.

O Inep realizará a convocação dos cadastrados para a capacitação de acordo com a atividade a ser executada (elaboração e/ou revisão técnico-pedagógica ou revisão linguística). As atividades de capacitação terão por objetivo apresentar normas e procedimentos técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens. Serão tratados temas relativos a avaliações educacionais; desenvolvimento de instrumentos e medidas; matrizes de referência; características e funções de um item; elaboração e avaliação da qualidade de um item.

As informações adicionais sobre o cadastro dos especialistas estão disponíveis no Edital n° 18, de 8 de agosto de 2014, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11, seção 3, página 47.

Acesse o sistema de inscrição.

Assessoria de Comunicação Social do Inep