Enade 22 de Novembro de 2019

Reaberto prazo para preencher Questionário do Estudante até domingo, 13h

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu o Sistema Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para que estudantes inscritos preencham o Questionário do Estudante até domingo, 24 de novembro, às 13h. É a mesma data de realização das provas em 1.217 locais de todas as unidades da Federação. Fazer a prova e responder ao questionário são componentes curriculares obrigatórios. Se não cumprir um desses requisitos, o estudante fica irregular junto ao Enade e não cola grau.

A consulta ao local de prova só é possível para quem respondeu ao Questionário do Estudante. Para visualizar o endereço da prova, o estudante deve acessar o Sistema Enade. Até a manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, 93% dos inscritos já haviam preenchido os questionários (403 mil) e 70% consultaram o local de exame.

Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30 e têm 4 horas de duração. Estudantes devem permanecer nas salas de aplicação até 14h30, em todas as unidades da Federação. O exame será encerrado 17h30. Participantes com tempo adicional, solicitado e homologado, podem ficar na sala até 18h30.

Toque de eletrônico elimina – Telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos devem ser mantidos desligados no envelope porta-objetos. De acordo com as regras do exame, se o aparelho eletrônico do participante emitir som na sala de prova, ele terá de assinar o termo de eliminação do Enade, ficará irregular e não conseguirá colar grau.

Cursos avaliados – Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Acesse o Sistema Enade