Publicações 15 de Outubro de 2019

RBEP faz 75 anos com lançamento de selo e carimbo comemorativo

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), o mais antigo periódico de estudos educacionais em circulação no país, completa 75 anos em 2019. A celebração da data vem acompanhada do lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo, produzidos pelos Correios. A criação gráfica do selo e do carimbo é do designer sênior Marcos Alfredo Hartwich, que atua na Coordenação de Editoração e Publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) há 20 anos. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta terça-feira, 15 de outubro, Dia do Professor – profissional que mais produz e consome os artigos publicados pela revista.

Sempre pautada por diretrizes éticas, como originalidade, detecção de plágio e análise de má conduta científica, a RBEP passou por modificações em sua estrutura, acompanhando a trajetória do Inep no redesenho das políticas educacionais no Brasil. Ao longo dos 75 anos, autores, editores, designers, diagramadores, revisores, membros da editoria científica e pareceristas contribuíram para uma nova discussão sobre os desafios e problemas do ensino e da educação, destacando temáticas de avaliação, currículo, financiamento e planejamento da educação básica e superior. Essa trajetória está nas 255 edições, com mais de três mil artigos publicados.

Durante a solenidade em comemoração aos 75 anos da RBEP, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressaltou que a revista é símbolo de perenidade e relevância de um trabalho bem conduzido pelo Inep. “Apesar de o mundo caminhar para o meio digital, acredito que a RBEP se consolida como instrumento que provoca um debate valioso sobre a educação. O Inep sempre buscou passar uma informação de credibilidade e é isso que a revista representa”, celebrou. O professor Cândido Alberto Gomes, um dos autores homenageados, produziu 16 artigos e três resenhas ao longo de sua história com a revista, e lembrou que “setenta e cinco anos de existência para um periódico no hemisfério sul não é pouca coisa. É o indicador de desenvolvimento político, na medida em que o Estado transcende os governos e se mantém um trabalho durante quase um século.”

O diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, falou sobre a criação do selo e do carimbo comemorativos. “Todo esse trabalho contínuo, coletivo e progressivo, como está representado na arte do selo, demonstra, de fato, a importância da educação”, disse. Ele também enalteceu a parceria dos Correios com o Inep para viabilizar as ações do instituto. “Reafirmo essa parceria, que já se dá há 11 anos, na distribuição de provas em todo território nacional, da forma mais segura possível”, completou.

Ainda como parte das comemorações, o Inep promoverá, no dia 18 de outubro, a conferência “Os três cardeais da educação e a defesa da educação pública”, com a professora Diana Gonçalves Vidal, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). A agenda ocorrerá das 14h às 18h, no auditório do Inep.

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem conceito máximo no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como SciELODirectory of Open Ocean Journal (Doaj), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (Hapi). A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. A submissão de trabalhos é realizada exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.

Entre 2017 e 2018, o número de acessos à RBEP pela rede mundial de computadores praticamente dobrou. O aumento foi registrado pela SciELO Analytics, um acervo on-line de publicações acadêmicas de várias partes do mundo. No segundo semestre de 2018, o site registrou 16.592 visualizações; em outubro de 2017, foram registrados 8.726 acessos. A RBEP também mantém a versão impressa.

Acesse a publicação número 255 da RBEP

Conheça as publicações do Inep