Publicações 22 de Novembro de 2019

RBEP e mais três periódicos do Inep estão disponíveis em plataforma de revistas eletrônicas

Quatro publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis no Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas. A ferramenta foi traduzida e disseminada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A coordenadora de Editoração e Publicações do Inep, Carla Nascimento, comentou a relevância do novo canal de acesso às publicações. “Essa nova plataforma aprimora o processo editorial, desde a submissão dos artigos e manuscritos até a disseminação das publicações de forma mais organizada, com ambiente personalizado para cada periódico e série, além de ser um canal que proporciona o registro dos pareceres dos artigos submetidos para os cadernos e séries”, destacou Carla.

Para 2020, a ideia é estender a iniciativa para as publicações institucionais do Inep, oferecendo mais transparência ao trabalho realizado no processo editorial. “Nada seria alcançado sem o suporte da equipe de TI [Tecnologia da Informação] do órgão e dos servidores da editoração que se debruçaram nessa empreitada”, concluiu a coordenadora.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aceito pela comunidade brasileira de editores científicos, o OJS é gratuito e pode ser instalado em qualquer servidor local, tornando a ferramenta flexível e acessível. As publicações disponíveis na plataforma são: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Textos para Discussão e a série PNE em Movimento, sobre o Plano Nacional de Educação. Em janeiro, a nova versão da revista Em Aberto e a série Relatos de Pesquisa também estarão disponíveis na plataforma.

OJS – As principais vantagens da plataforma OJS são a possibilidade de instalação e gerenciamento personalizados, permitindo que o editor faça alterações a qualquer momento. Além disso, a plataforma proporciona a inserção de artigos on-line, feita pelos próprios autores, e conta com mecanismos de busca dentro de cada conteúdo publicado. O software busca otimizar o sistema de publicação científica e viabiliza o corte de despesas com impressão, oferecendo acesso on-line e gratuito aos leitores. O OJS ainda diminui o tempo gasto pelos editores com o recebimento de conteúdo, realizado em uma barra de ferramentas própria para submissão de artigos.

Confira os periódicos:

Acompanhe as edições da RBEP

Veja os Cadernos de Estudos do Inep

Leia os Textos para Discussão

Consulte as publicações do PNE em Movimento