Ideb 21 de Agosto de 2008

Publicado Ideb consolidado

Publicado Ideb consolidado

O Inep publica o resultado consolidado do Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A consolidação dos dados mostrou que, com relação aos resultados preliminares, houve alteração em apenas 1,8% das escolas e 0,3% dos municípios no que se refere às séries iniciais do ensino fundamental e em 2,1% das escolas e 0,4% dos municípios no que se refere às séries finais do ensino fundamental. Apenas três estados – São Paulo, Pernambuco e Pará – mostraram variação no Ideb, todas positivas iguais a 0,1.

Os dados preliminares haviam sido divulgados no dia 21 de junho, quando foi aberto prazo – até 11 de julho - para que os gestores solicitassem correção caso identificassem possíveis imprecisões nas informações que subsidiaram o cálculo do Ideb. Nesse período, as redes tiveram a oportunidade de apontar eventuais problemas, seja nos dados enviados por elas próprias ao Censo da Educação Básica, seja em relação à aplicação da Prova Brasil / Saeb.

Encerrado o prazo, cada pedido de correção foi analisado pela equipe técnica do Inep e os Idebs foram reprocessados quando identificada pertinência da solicitação. Foi feita a devida adequação no banco de dados da consulta e publicada, agora, a versão definitiva de todas as planilhas de resultados para quase 50 mil escolas e mais de 5,5 mil municípios.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente, e as médias de desempenho utilizadas são as do Saeb.

Assessoria de Imprensa do Inep