Enem 10 de Novembro de 2019

Provas já estão em todos os locais de exame; portões abrem às 12h e fecham às 13h

Todos os malotes com as provas deste segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já estão nos locais onde o exame será aplicado. São mais de 5 milhões de provas personalizadas, distribuídas para 10.133 locais de aplicação, em 1.727 municípios brasileiros. O Enem mobiliza mais de cem instituições parceiras em todo o país, para garantir que os participantes façam o exame, em 147 mil salas de aula.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, recomenda que os participantes imprimam o Cartão de Confirmação da Inscrição e o levem para o local do exame. Para quem precisa de comprovante de presença, é obrigatório levar a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. O Inep não fornece comprovantes após o dia do exame.

Para fazer as provas do Enem, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não são aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada. Documentos fora da validade também são aceitos para identificação.

Os participantes que não puderam comparecer ao primeiro dia do Enem poderão realizar as provas hoje, 10 de novembro. O boletim de desempenho individual, entretanto, terá apenas as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação. No primeiro domingo, 3 de novembro, mais de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas do Enem 2019. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano.

Com o grande volume de participantes, o Inep registrou apenas 23,1% de ausentes. Isso quer dizer que 1,2 milhão de pessoas não compareceu para fazer o exame. O primeiro dia de exame também registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Confira todas as informações no site do Enem

Saiba mais sobre o Enem

Leia o edital do Enem 2019