Anasem 09 de Novembro de 2016

Provas da primeira edição da Anasem são concluídas em 158 municípios

A primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) foi realizada nesta quarta-feira, 9, com tranquilidade. As provas foram aplicadas em 233 locais, em 158 municípios, para mais de 23 mil estudantes do segundo ano de Medicina. Eles tiveram 4 horas para responder 60 questões objetivas e três discursivas. Em 2018, a avaliação começa a ser aplicada também para os alunos do 4º ano. Em 2020, se juntam aos avaliados os alunos do 6º ano.

A participação na Anasem é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no Histórico Escolar. O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014.

Os participantes receberão o resultado de seu próprio desempenho, e o total dos estudantes de sua série, para realizarem sua auto-avaliação. O coordenador de curso receberá o resultado dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competência, além da média de sua região e a média nacional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, calcula as proficiências com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada em suas demais avaliações. O Inep publica o gabarito da Anasem nesta sexta-feira, 11. O resultado final será repassado aos estudantes e coordenadores no início de 2017.

Assessoria de Comunicação Social