Celpe-Bras 16 de Outubro de 2019

Provas começam a ser aplicadas em 107 postos no Brasil e no exterior

As provas da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de 2019 começam a ser aplicadas, nesta quarta-feira, 16 de outubro, e seguem até sexta, dia 18. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação, que é feita em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas ocorrem em 107 postos aplicadores credenciados, sendo 42 no Brasil e 65 no exterior.

O Celpe-Bras é o único exame aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de ensino superior. O exame é destinado a brasileiros e estrangeiros que pleiteiam ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

O exame é dividido em duas partes: escrita e oral. A parte escrita é composta por quatro tarefas de produção textual, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa e que exigem do participante registro escrito em português, a partir de insumos diversificados. Já a prova oral consiste em uma interação presencial entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos.

Celpe-Bras – O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países com o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros, e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Confira o edital do Celpe-Bras 2019/2