Educação superior 12 de Junho de 2020

Prorrogado até 19 de junho prazo para instituições se manifestarem sobre classificação de novos cursos na Cine Brasil

Diante do cenário de pandemia provocado pela COVID-19 e consequentes medidas de distanciamento social, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para manifestação sobre a classificação preliminar dos novos cursos na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). As instituições de educação superior têm até o dia 19 de junho, sexta-feira, para fazerem a verificação e se pronunciarem a respeito. O procedimento se refere aos cursos registrados no cadastro e-MEC entre junho de 2019 e 25 de fevereiro de 2020.

A consulta deve ser feita on-line no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), mesmo ambiente virtual que abriga a área para a manifestação dos procuradores institucionais, em conjunto com os coordenadores de cursos. As classificações que não tiverem o registro dos representantes institucionais até 19 de junho serão consideradas válidas.

Para facilitar o acesso à área de manifestação das instituições no Sistema Enade, a equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep elaborou um manual para navegação na plataforma. A “Manifestação sobre a Classificação de Cursos – Passo a Passo” foi enviada para os procuradores educacionais institucionais e os coordenadores de cursos já cadastrados no sistema, via e-mail. Também há um endereço eletrônico para esclarecimento de dúvidas, o classifica.curso@inep.gov.br.

Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do país. Ela será utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do cadastro e-MEC.

Consulte o Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil

Veja o passo a passo para manifestação sobre a classificação de novos cursos