Ações internacionais 21 de Novembro de 2019

Presidente do Inep se reúne com secretário de Educação de Portugal

As diversas atuações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração e execução dos principais exames e avaliações no Brasil, foram o tema do encontro do presidente Alexandre Lopes com o secretário de Estado da Educação de Portugal, João Costa. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede do ministério português. “Nossa intenção a partir daqui é construirmos juntos uma pauta de trabalho, criando uma relação entre as equipes do Inep e do Ministério da Educação brasileiro com o Ministério da Educação de Portugal, de modo a construir uma relação de parceria entre os dois países”, declarou o presidente do Inep ao lado do secretário português.

João Costa enalteceu o estreitamento de laços na área educacional. “É engrandecedor para Portugal conhecermos a atuação dos órgãos de educação do Brasil e discutir conjuntamente formas de evoluirmos em nossas ações”, destacou. “Para nós é muito importante e gratificante poder compartilhar experiências com o governo brasileiro, até por termos dimensões tão diferentes”. No final do encontro, Costa ainda reforçou a disposição de colaboração com o Inep e o Ministério da Educação do Brasil.

Mais cedo, o presidente Alexandre Lopes participou do primeiro dia da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019). O evento acontece até esta sexta-feira, 22 de novembro, em Lisboa. Lopes integra a delegação brasileira e fará parte da mesa de encerramento da conferência.

Missão Portugal – Nesta semana, o presidente Alexandre Lopes, cumpre uma série de compromissos em Lisboa, capital portuguesa. A agenda incluiu a assinatura de cinco novos convênios com instituições de educação superior portuguesas que passarão a adotar as notas do Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Com estes, o número de acordos interinstitucionais chega a 47, firmados desde 2014.

Em encontro com representantes do Ministério da Educação de Portugal, Alexandre Lopes apresentou detalhes a respeito das avaliações e dos exames aplicados pelo Inep, como o Enem. O presidente também se reuniu com gestores de organizações elaboradoras e aplicadoras de avaliações em Portugal, como a International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), responsável pelo Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), avaliação de leitura que será aplicada pela primeira vez, no Brasil; e a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A estadia em Portugal também permitiu ao presidente do Inep a troca de experiências e estreitamento de relações com representantes da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Universidade Lusófona e do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) de Portugal.