Prêmio Inep de Jornalismo 13 de Dezembro de 2017

Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais define finalistas

Os finalistas do Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais foram comunicados nesta quarta-feira, 13. Na próxima semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciará a colocação dos vencedores durante cerimônia em sua sede, em Brasília (DF), no dia 20, às 19h30. Em sua primeira edição, o Prêmio Inep de Jornalismo teve 130 trabalhos inscritos, de 92 jornalistas diferentes. Foram 72 na categoria Avaliação da Educação Básica; 17 na categoria Avaliação da Educação Superior e 41 na categoria Estatísticas Educacionais.

O Prêmio é um reconhecimento à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento, pela sociedade e pelo poder público, da importância das avaliações e estatísticas para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação. Parte das comemorações dos 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Prêmio foi lançado em janeiro de 2017 com o objetivo de estimular, divulgar, apoiar, incentivar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, duas áreas de atuação da autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais vai premiar os três melhores trabalhos de três categorias: Avaliações da Educação Básica, Avaliações da Educação Superior e Estatísticas Educacionais. Os prêmios somam R$ 135 mil e são um oferecimento da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)