Observatório 04 de Setembro de 2008

Prazo final para entrega de propostas ao Observatório é 8 de setembro

Observatório da Educação

Termina nesta segunda-feira, 8, o prazo para o envio das propostas para o Programa Observatório da Educação. Para encaminhar as propostas e solicitar a senha de acesso para o envio do projeto, o pesquisador deve acessar o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e realizar o envio, até às 23h59 do dia 8 de setembro. No caso de dúvida, o pesquisador pode enviar e-mail para observatorio@capes.gov.br.

O edital, lançado no fim do mês de julho, está em sua segunda edição e é uma parceria entre a Capes/MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

As pesquisas poderão ser propostas e realizadas por núcleos locais e por núcleos em rede, isto é, por programas de pós-graduação stricto sensu atuantes isoladamente e também por programas organizados em rede com outros programas. Estudantes de graduação e professores atuantes na rede pública de ensino básico também passam a integrar o rol de bolsistas, gerando mais uma oportunidade de encontro acadêmico entre os docentes dos diferentes níveis de ensino e uma maior aproximação entre o campus e a escola.

Todos os projetos deverão se enquadrar nos eixos temáticos propostos, ligados a educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação continuada; educação de jovens e adultos, educação especial, educação no campo, educação quilombola, educação integral, ou educação a distância. Serão priorizadas as seguintes áreas de investigação: avaliação institucional e da aprendizagem, educação e desenvolvimento, e abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins.

Serão financiados até 30 projetos, sendo 20 por núcleos locais e até 10 projetos para núcleos em rede. Os recursos disponíveis passaram de R$ 2 milhões no ano passado para R$ 5,5 milhões em 2008.

Observatório

O Observatório da Educação é uma parceria entre a Capes e o Inep. Trata-se de um programa que visa ao desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais, estimulando o crescimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos pós-graduados, nos níveis de mestrado e doutorado por meio de financiamento específico. As normas desse programa exigem que sejam utilizados dados estatísticos educacionais produzidos pelo Inep, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade da educação no Brasil.

Veja o Edital 2008.


Assessoria de Imprensa do Inep