Enade 26 de Novembro de 2017

Portões fechados para aplicação do Enade 2017 em todo o Brasil

Os portões dos locais de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 foram fechados às 13h (Horário Oficial de Brasília). Entre 13h e 13h30, os chefes de sala e aplicadores realizam os procedimentos de verificação de segurança e só é permitido ir ao banheiro com o acompanhamento de um fiscal.

Os procedimentos de segurança, entretanto, começam antes mesmo do participante entrar em sala. Além de ter seu documento conferido, ele deve guardar telefone celular e outros itens não permitidos dentro do envelope porta-objetos. O envelope deve ser lacrado e mantido embaixo da carteira durante a realização das provas, sob pena de eliminação. Os lanches podem ser revistados a qualquer momento.

As áreas avaliadas no Enade são definidas pelo Ministério da Educação, anualmente, a partir de propostas da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal. O Enade 2017 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de:

Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.

Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.

Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.

Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.