Enem 10 de Novembro de 2019

Portões abertos para o segundo dia de aplicação do Enem 2019

Os portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram abertos às 12h, horário de Brasília, deste domingo, 10 de novembro. Todos os 10.133 locais de aplicação estão preparados para receber os participantes no segundo dia de exame. Os portões serão fechados às 13h. Diferentemente do primeiro domingo de avaliação, hoje os participantes terão cinco horas para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça as regras aos participantes. Nesta 22ª edição do Enem, qualquer som emitido por aparelho eletrônico durante as provas levará à eliminação do participante, mesmo que o dispositivo esteja dentro do envelope porta-objetos lacrado. O documento do participante deve ser original com foto. Não são aceitos documentos de identificação digitais ou cópias, mesmo que autenticadas. Quem perdeu a documentação ou teve os documentos roubados precisa apresentar Boletim de Ocorrência com o registro feito até 90 dias antes do exame.

As regras seguem as mesmas para o segundo dia. Os participantes não deverão utilizar, ao ingressar na sala de provas, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem. Também não há nenhuma regra sobre vestimenta. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas.

Os lanches dos participantes não precisam estar em embalagens transparentes. Itens industrializados podem estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital.

O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Todas as informações necessárias aos participantes estão no site do Enem.

Confira todas as informações no site do Enem

Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

Leia o edital do Enem 2019