Avaliação dos cursos de graduação 15 de Fevereiro de 2005

Portaria designa integrantes de Comissões Assessoras de Avaliação

Avaliação de Cursos de Graduação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 16, 21 portarias designando os 147 professores integrantes das Comissões Assessoras de Avaliação de 19 áreas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As Comissões serão responsáveis pela proposição de diretrizes, objetivos e outras especificações necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação a serem aplicados no Enade; propor diretrizes e objetivos para a avaliação in loco dos cursos de graduação, e elaborar os produtos resultantes dos processos de construção do Enade e da avaliação in loco dos cursos de graduação. Confira os integrantes selecionados, no site do Inep www.inep.gov.br.

Os professores participantes das comissões (cujos nomes foram publicados nas portarias) são indicações ao Inep feitas por entidades representativas das respectivas áreas, de todas as regiões do País. Após a publicação das portarias, os integrantes participarão de uma reunião técnica, no dia 28 de fevereiro, em Brasília. Uma segunda reunião será realizada na segunda quinzena de março, antes da elaboração das diretrizes que cada comissão deverá publicar dia 21 de março no Diário Oficial da União, conforme a Portaria Nº 4.049, de 9 de dezembro de 2004. Depois da data de realização do Enade (19 de junho), as comissões avaliarão as provas e iniciarão a capacitação para atuar na avaliação dos cursos. As comissões estão vinculadas à Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (Daes), do Inep.

A prova será realizada dia 19 de junho, em 1.011 municípios, para 8.163 cursos. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Confira os integrantes das comissões, no site do Inep (www.inep.gov.br).

Áreas avaliadas no Enade, em 2005:
Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química.
Engenharias I a VII:
  • I - Cartográfica, Civil, de Recursos Hídricos, Geológica e Sanitária.
  • II - de Computação, de Computação – Hardware, de Comunicações, de Controle e Automação, de Redes de Comunicação, de Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Industrial Elétrica e Mecatrônica.
  • III - Aeroespacial, Aeronáutica, Automotiva, Industrial Mecânica, Mecânica e Naval.
  • IV - Bioquímica, de Alimentos, de Biotecnologia, Industrial Química, Química e Têxtil.
  • V - de Materiais, de Materiais – Plástico e Metalúrgica.
  • VI - de Produção, de Produção Civil, de Produção de Materiais, de Produção Elétrica, de Produção Mecânica, de Produção Química, de Produção Têxtil e Industrial
  • VII - Engenharia, Agrícola, Ambiental, de Minas, de Pesca, de Petróleo, de Softwares, Física e Florestal.

Assessoria de Comunicação do Inep